Religiões

12 palavras que sempre nos movem!

Iniciamos o ano de 2021 com grandes expectativas e esperanças! Queremos superar a gravíssima crise mundial e nacional na saúde, na economia e na vida social devido ao impacto causado pela rápida propagação do Coronavírus. Porém, todos nós desejamos e precisamos o quanto antes ultrapassar superar a crise e torcer pela chegada imediata das vacinas. Então, aqui registro 12 palavras que nos moverão ao longo destes 12 meses que teremos pela frente e queremos vivê-los intensamente, não obstante ao evento da pandemia ainda em curso.

Esperança. Confiança de que algo bom acontecerá. Crença de que um desejo se torne realidade. É a nossa expectativa. A esperança, a caridade e a fé compõem as três virtudes teologais.

Caridade. Disposição para o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável; benevolência, piedade, compaixão. Agir por pura caridade – atitudes evangélicas e salvífica.

. Convicção intensa e persistente em algo. Nós cremos em Deus! Nós cremos em Jesus Cristo! Nós cremos no Espírito Santo! Nós demonstramos nossa fé pelos vínculos do batismo, no pertencimento a Jesus Cristo e sua Igreja. Você crê?

Empatia. Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar de forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente. Identificação com outro, entendendo-o no seu contexto. É a identificação mental e afetiva de um sujeito com o estado de ânimo do outro.

Conquista. O que se consegue através de muito esforço e empenho. É um processo para obter alguma coisa.

Otimismo. Atitude daqueles que buscam enxergar tudo pelo lado bom e não desistem diante de grandes problemas ou adversidades. Atitude daqueles para quem tudo no mundo é o melhor possível, ou para quem a soma dos bens supera a dos males.

Superação. Ação de superar, de ultrapassar uma situação desagradável, perigosa: depois da doença, minha vida tem sido um exercício de superação, disse-me um curado da Covid-19. São as vitórias da vida conquistadas.

Coragem. Ausência de medo diante de riscos ou de perigo; bravura, valentia. Força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil, confiança. Capacidade de enfrentamento de algo moralmente árduo. Hombridade é análogo à coragem.

Resiliência. Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. Tendência natural para se recuperar ou superar os problemas que aparecem. A psicóloga Susana Mª. Rocca define a resiliência da seguinte maneira: “É uma força de resistência ao choque e de recuperação. Significa a capacidade elástica de um material para recobrar sua forma original depois de ter sido submetido a uma pressão deformadora. No campo da Psicologia o termo resiliência significa o recurso moral, qualidade de uma pessoa que não desanima, que não se deixa abater. Resiliar é recuperar-se e continuar indo para a frente depois de um trauma, uma doença ou uma situação de estresse. Implica resistir às situações críticas, sobrepor-se e reconstituir-se da melhor maneira possível”.

Determinação. Persistência para conseguir o que se deseja; firmeza. Indicação muito precisa feita por estudo, cálculo ou avaliação; definição. Decisão que se toma após reflexão; resolução.

Tolerância. Ação de tolerar, de aceitar ou suportar, uma indulgência; clemência; disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos.

Gratidão. Reconhecimento por um benefício recebido. Ação de reconhecer ou de prestar reconhecimento a alguém por algo bom. “Sede agradecido, sempre”!

Dom Edgar Ertl

Dom Edgar Ertl

DOM EDGAR ERTL Bispo Diocesano