BeltrãoGeralTurismo

3 coisas que você só pode fazer em Pequim

Por Sarah Bevilaqua

É incrível pensar que há pouco mais de um século Pequim era uma espécie de fortaleza murada de baixo crescimento, com seus nove portões gigantescos trancados todas as noites.

Hoje é o próprio modelo de uma megacidade moderna, avançando em direção a um admirável futuro novo, embora com um pé plantado no passado. Para simplificar, Pequim faz as coisas do seu jeito: uma cidade de 9 milhões bicicletas, tecnologia, ruas históricas com câmeras de reconhecimento facial e infinitas maneiras gastronômicas. As coisas avançam tão rapidamente na capital da China que é quase inútil tentar definir exatamente o que é a cidade. Pelo que Pequim é conhecida? É melhor ir lá (quando puder) e descobrir por si mesmo.

Aqui vai um pequeno guia para as coisas mais memoráveis ​​e incomuns que você pode fazer em Pequim:

  1. Faça uma corrida histórica

Manter a forma, explorar a cidade e aprender sobre a antiga Pequim ao mesmo tempo: o que mais você poderia querer? O fundador de uma empresa de turismo local, a Beijing Postcards, combinou suas paixões gêmeas pela história de Pequim e pela corrida em uma série de corridas temáticas, com cerca de 10 km cada, que unem ruelas estreitas, caminhos de canais arborizados e parques pouco visitados. Você não precisa estar em forma, pois a corrida para a cada poucos minutos para uma breve introdução a uma visão ou tópico específico e termina no HQ da empresa para bebidas e lanches.

  • Explore o jardim mais fantástico da China

Significando “Jardim da Preservação da Harmonia”, mas conhecido como Palácio de Verão, Yiheyuan serviu como um “playground” real privado em uma escala verdadeiramente épica. O Lago Kunming em seu coração tem mais de 2 quilômetros de diâmetro, enquanto Longevity Hill, erguido da terra escavada para expandir o lago, sobe 60m sobre a água e é coroado com majestosos salões, torres e pavilhões. Toda essa opulência foi criada para apenas uma pessoa: a Imperatriz viúva Cixi, que desviou fundos destinados a uma nova marinha chinesa para projetar sua casa de repouso dos sonhos.

  • Vá em busca de tesouros no mercado Panjiayuan

Mesmo sabendo que praticamente todas as antiguidades neste mercado gigantesco são falsas, Panjiayuan ainda oferece uma experiência de compra inesquecível. Além dos falsos vasos Ming “envelhecidos” com poeira (falsa) e estátuas de Buda manchadas artificialmente, você pode encontrar réplicas de móveis Qing, artesanato tradicional, pincéis de caligrafia, pedras de tinta e muito mais entre os milhares de revendedores. Atenha-se ao século passado e você pode desenterrar bustos genuínos de Mao, Pequenos Livros Vermelhos (a obra foi peça-chave de um dos momentos de maior fanatismo revolucionário do século XX, a Revolução Cultural), cartazes de cigarros desbotados e coisas do gênero. Nos fins de semana, Panjiayuan começa a negociar bem antes do amanhecer, que é quando se consegue a melhor pechincha. 

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR