3º Workshop Regional de Saúde foca na saúde do idoso
Da assessoria/Acefb
Na última sexta-feira, 22, foi realizado na Unipar de Francisco Beltrão – por meio da Câmara Técnica de Saúde e Bem-Estar do Condef – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, vinculado à Acefb – Associação Empresarial de Francisco Beltrão, o 3º Workshop Regional de Saúde com o tema “Saúde da Pessoa Idosa e Cuidados Paliativos”. O evento teve parceria com a 8ª Regional de Saúde.
Considerando dados epidemiológicos relacionados à população idosa da 8ª Regional de Saúde, e de acordo com dados do IBGE 2022, a população total que abrange os 27 municípios é de 382.860 pessoas. Destas, 66.968 pessoas têm mais de 60 anos, totalizando o percentual de 17,5% de idosos, ficando acima do percentual de idosos do Paraná, que é de 16,5%.
Além disso, observa-se a inversão gradual do gráfico pirâmide etário, com aumento da população idosa e redução da população infantil, o que reflete o aumento da expectativa de vida que atualmente é de 73,7 anos, segundo a ONU 2024.
Nesse sentido, a programação do evento buscou fortalecer a capacidade diagnóstica e de enfrentamento perante situações emergentes na saúde dos idosos, com o objetivo de impactar na qualidade de vida, promoção à saúde e manutenção da condição do idoso robusto, bem como a capacidade de reabilitação do idoso frágil.
“A capacitação dos profissionais da rede de atenção regionalizada fortalece os protocolos e fluxos existentes, com maior ênfase nos trabalhos de prevenção e promoção à saúde do idoso, com diagnósticos precoces, tratamentos resolutivos e diminuição das demoras no atendimento”, disse Nádia Zanella, diretora da 8ª Regional de Saúde.
Para Nádia, espera-se como resultado do workshop o aprimoramento do conhecimento e qualificação das equipes de atenção à saúde da região, melhora dos indicadores de morbimortalidade em idosos e redução das taxas de internação, além de buscar a estratificação de risco em 100% da população idosa proposta pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesa/PR.
O workshop contou com a presença de palestrantes especialistas de diversas áreas da região Sudoeste, além de representantes da Sesa Curitiba, com palestra magna no período da manhã e à tarde com seis salas de oficinas com doze temas distintos, sendo eles: Transtornos de Humor, Comprometimento Cognitivo, Câncer Colorretal: a importância do rastreio, HIV na pessoa Idosa, Dor Crônica: manejo de dor em idosos, Uso racional de Medicamentos – Polifarmácia , Prevenção de Quedas, Cuidados com lesão por pressão na pessoa idosa, Propósito de vida e Cuidado centrado na pessoa idosa, Aspectos Jurídicos – Estatuto do Idoso, Efeitos de Programas de Exercícios Físicos na memória, capacidade física e qualidade de Vida dos Idosos e Saúde Bucal da Pessoa Idosa.
Na palestra magna buscou-se a atualização e sensibilização referente aos cuidados paliativos, ministrada pelo enfermeiro Alexandre Ernesto Silva, Mestre e Doutor na temática dos cuidados paliativos. Alexandre é professor nos cursos de Enfermagem e Medicina na Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, líder do projeto Favela Compassiva Rocinha Vidigal e consultor técnico do Ministério da Saúde.
Prioridade no governo
Segundo a chefe da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Sesa, Gisele da Rocha, o cuidado em saúde da pessoa idosa é uma prioridade no atual governo, sendo implementado o projeto Envelhecer com Saúde no Paraná. “O foco está na educação permanente dos profissionais, no trabalho em rede de atenção por meio do PlanificaSUS Paraná, na implementação da caderneta de saúde da pessoa idosa e do sistema de informação da pessoa idosa”. Completa Gisele.
Público presente
Participaram do workshop aproximadamente 400 profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde e Assistência Social dos 27 municípios da microrregião. “Nosso objetivo foi o de aprimorar o conhecimento nos atendimentos à pessoa idosa, atuando na promoção, prevenção e cuidado da saúde, bem como na garantia de direitos e acesso a esta população”, resume Nádia.