CASCAVEL 5 X 1 MARRECO
Em jogo da Série Ouro do Campeonato Paranaense, na noite de 4ª.-feira (31/08), a equipe alternativa do Cascavel ignorou resultados anteriores conquistados pelo Marreco e aplicou 5 x 1, sem piedade. O Marreco vinha de bons resultados nos últimos jogos: 5 x 1 e 8 x 1 no Marechal Cândido Rondon, 4 x 2 no Foz Cataratas, 5 x 2 no Magnus Sorocaba. No entanto, a cobra do oeste, depois de estar vencendo por 1 x 0 na primeira etapa, voltou para o segundo tempo e foi logo marcando mais 4 gols, placar final – Cascavel 5 x 1. O Marreco que fez um bom primeiro tempo, caiu de produção nos últimos 20 minutos. Para o Cascavel marcaram Kevin, Ernandes, Jorginho, Dieguinho e Ernani. O único gol do Marreco foi assinalado por Amadeu.
No 2º tempo, o Cascavel ditou as regras da partida. A equipe do técnico Banana tentou a reação, mas foram em vão as buscas por um melhor resultado; estranhamente desmoronou no Ginásio da Neva. Fico a questionar, será que lá nas equipes de onde vieram esses jogadores do Marreco não tinha bons preparadores físicos? Para bons entendedores, meias palavras bastam.
No decorrer do ano, em outros jogos, o time beltronense mostrou a sua fragilidade física e técnica na segunda etapa; menciono o jogo contra o Ampére; no 1º tempo perdia por 1 x 0, mas no segundo baixou a guarda; acabou perdendo por 6 x 0.
Resumo de tudo isso, o Marreco foi atropelado pelo Cascavel, que passou a 40 pontos na Série Ouro, enquanto o Marreco permanece com 21; tem um aproveitamento de 35%, o que é muito pouco para um time do seu “status”, mas nas últimas temporadas vem deixando muito a desejar.
Mais um jogo complicado pela frente. O Marreco que sofreu uma mordida da cobra, por 5 x 1, terá o Pato Futsal no dia 7, próxima 4ª.-feira. Será que não vai levar mais umas bicadas do Pato? É a segunda vez que o Marreco joga em Pato Branco nesta temporada; no mês de maio amargou uma derrota por 2 x 1, em jogo da LNF.
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
O Pato está na decisão da Copa do Brasil de Futsal 2022. A classificação veio na quarta-feira (10/08), com a vitória sobre o Sampaio Futsal, por 4 x 3, no jogo da volta da semifinal da competição. A partida foi disputada no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no Maranhão.
O primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil 2022 contra o Jijoca, realizado no Ginásio Dolivar Lavarda, na tarde de sábado (27), teve o Pato Futsal como vencedor por 2 x 1. No dia 18 de setembro será a grande decisão, no Ceará. A vitória ou empate darão o título de campeão ao Pato Futsal. Em caso de vitória do Jijoca, a partida vai para a prorrogação, e se permanecer o empate, a decisão será nos pênaltis.
O Pato Futsal acumula muitas conquistas no futsal brasileiro; isso nos tempos de Lavardinha na presidência do clube; ele que hoje está na supervisão do Marreco Futsal. O Pato é tricampeão paranaense, bicampeão da Liga Nacional de Futsal, campeão da Taça do Brasil de Clubes e da Liga Sul de Futsal. A equipe pato-branquense busca agora o inédito título de campeão da Copa do Brasil. Mas a distância entre Pato Branco e Cruz (CE), cidade do time Jijoca é de quase 4 mil km. Haja planejamento de viagem e antecedência de chegada no Ceará para o devido descanso da equipe do sudoeste.
Pato Futsal teve a sua fundação em 2010; portanto é três anos mais novo que o Marreco. A equipe de Pato Branco tem como seu principal rival o Marreco futsal, com disputas históricas no clássico das penas. A conquista mais importante – bicampeão da Liga Nacional Futsal, pelo Pato Futsal foi em 2019 ao vencer o Sorocaba pelos placares de 3×2 e 6×0. O segundo jogo foi em São Paulo, portanto, uma vitória consagradora de 6×0 fora de casa.
PARANÁ CLUBE EM BUSCA DE CALENDÁRIO
A mídia esportiva de Curitiba tem divulgado matérias sobre a atual situação do Paraná Clube, que passou por várias competições e está sem calendário até 2023, quando deverá disputar a 2ª. Divisão do Paranaense. Em vista disso, surgem especulações sobre a volta das disputas da Taça Federação Paranaense de Futebol, que vigorou entre os anos de 1998 e 2019. Foi através da referida competição que o Operário Ferroviário de Ponta Grossa, como campeão, conquistou uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
A Federação Paranaense de Futebol já se manifestou favorável à volta da competição que, segundo seu regulamento, reunia equipes das duas divisões do futebol do estado, mas era disputada somente por atletas sub-23, porém, estudos da própria federação abrem a possibilidade da participação de jogadores com idade superior a 23 anos.
TRIUNFOS DO OPERÁRIO FERROVIÁRIO DE PONTA GROSSA
Por ter sido beneficiado pela Taça FPF, vamos passar um rápido histórico do Operário Ferroviário de Ponta Grossa, no período de 2015 a 2018. Em 2015, o Fantasma conquistou o título de campeão estadual; com isso, ganhou a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2015 e para a Copa do Brasil 2016. No mesmo ano – 2016 – foi campeão da Taça FPF Sub-23 conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D 2017. Em 2017 o Operário foi Campeão Brasileiro – Série D – conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro Série C 2018. Ainda em 2018, Campeão Paranaense da 2ª. Divisão e Campeão Brasileiro Série C, conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro Série B.
Ponta Grossa tem um potencial muito grande, tanto na economia quanto na parte esportiva. Sua população é de mais de 355 mil habitantes. Somente no bairro de Uvaranas, no último censo demográfico, foi registrado um número expressivo de moradores, mais de 53 mil habitantes. Por conseguinte, por ser Ponta Grossa um dos maiores municípios do estado, deduz-se que é também muito forte economicamente, daí o apoio de grandes empresas ao esporte amador e profissional da cidade. Tem forte apoio de patrocinadores do Operário Ferroviário é o Grupo Massa de Televisão.
Conclusão, para que o futebol profissional ou o futsal prosperem, é preciso muito apoio do comércio, da indústria e dos prestadores de serviço, com bons aportes financeiros, além do que, numa cidade de mais de 335 mil habitantes se, 2% da população comparecer aos espetáculos esportivos, já serão quase 7 mil torcedores no estádio.
Atualmente, o Operário Ferroviário apesar de boas conquistas nos últimos anos, não está tendo um bom desempenho. Disputa a Série B do Brasileiro, mas está nas últimas posições e corre sério risco de ser rebaixado para a Série C. O Fantasma de Ponta Grossa tem forte dos patrocinadores, porém, está passando por uma fase muito difícil. À medida que o time não consegue pontuar, o público vai cada vez mais se afastando do Estádio Germano Krugger.