Coluna PET

AQUÁRIO FAÇA A COISA CERTA!

Uma incoerência de informações é o que mais atrapalha e causa problemas, atualmente, no aquarismo. A internet está inundada de informações divergentes e muitas inverdades, informações falsas e de conhecimento empírico. É uma fonte perigosa para adquirir conhecimento.

Quando alguém chega a uma loja e pede o preço de um aquário, sem especificar o que exatamente pensa, torna tudo muito difícil e impreciso; e se, com isso quer comparar preços entre uma loja e outra, corre o rico de comparar “uma BMW com motor 2.2 a um Gol 1.0”.

A caixa de vidro, a princípio, não é um aquário. Aquário é um sistema bastante complexo, que envolve muitas áreas de conhecimento. É preciso ter, ao menos, alguns conhecimentos básicos, lógicos e intuitivos. O aquarismo é uma atividade que combina uma demanda por senso estético e conhecimentos técnicos diversos. Parece complicado? Não… é simples! Desde que se faça a coisa certa, dentro das recomendações básicas repassadas por quem conhece e tem larga experiência no assunto.

Quando alguém resolve ter um aquário, na grande maioria das vezes, começa errado! Encomenda uma caixa de vidro em uma vidraçaria qualquer (ou a faz por conta própria), joga lá dentro umas pedrinhas adquiridas sabe-se lá onde, decora do jeito que acredita ser mais bonito (o que, quase sempre, é de gosto duvidoso e muito danoso ao sistema), coloca objetos, uma coisa qualquer que acredita ser um filtro, enche com água e coloca alguns peixes, adquiridos em uma loja que sequer sabe o que está vendendo e que não quer nem saber para onde os animais estão sendo levados… condicionadores, nem sabe o que é e pH, muito menos.

Pois é… O problema deste tipo de coisa é que se trata de biologia complexa e não matemática simples… Um aquário é um sistema realmente complexo em vida e reações bioquímicas, e tudo é interdependente.

Vou ser sincero: eu não compraria um aquário em uma empresa – ou de outra forma – que não fosse especializada no assunto, da mesma forma que não levaria um carro ao conserto, se não fosse a uma oficina especializada. Tudo em um aquário é relevante, desde a caixa de vidro, onde, mesmo o silicone a ser usado tem sua importância, assim como questões de colagem, dimensões e espessura destes vidros. O cascalho, os produtos a serem usados, o sistema de filtragem, cada coisa tem sua participação neste sistema.

A qualidade de um produto tem seu preço! “Anti-cloro” não é tudo a mesma coisa, assim como nem todo salgadinho é “Elma Chips” (se alguém alegar que determinado produto é a mesma coisa, tem a mesma composição, pense: no pacote do salgadinho também constam todos os ingredientes e, há décadas, ninguém conseguiu “copiar” e fazer algo pelo menos parecido… e, em nosso caso – condicionadores e medicamentos – estamos tratando de química, algo muito mais complexo que um simples salgadinho).

No aquarismo, começar certo, mesmo assim, pode vir a sofrer algum problema, só que muito mais fácil de ser resolvido, pois será um sistema biologicamente equilibrado. Quando se começa errado, consertar estes equívocos não é assim tão simples… O típico: “o barato sai caro!”.

Cada detalhe é muito importante, é uma somatória de fatores onde cada um interfere na eficácia dos demais.

Fazer a coisa certa, desde o projeto, escolha do lugar, tamanho do aquário, tipo de ecossistema a ser recriado (o que determina as espécies de peixes, plantas e/ou crustáceos e outros animais a serem mantidos) são cruciais para o sucesso de um aquário equilibrado, esteticamente bonito, decorativo, prazeroso e, o mais importante:  responsável, pois estamos lidando com vidas e não meros objetos.

Aquarium Pet… 20 anos de experiência no mercado aquarístico!