Unisep: Crédito acessível e curso à noite tornam Fisioterapia uma carreira acessível
Da assessoria – Quem tem afinidade com a área de saúde e pretende ingressar numa carreira sólida e gratificante, precisa prestar atenção ao curso de Fisioterapia da Unisep. A instituição oferece a graduação nos campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão no período noturno e disponibiliza o Credu, um crédito educativo que permite cursar a faculdade pagando 50% do valor das mensalidades.
“É uma ótima oportunidade para jovens ou profissionais já estabelecidos ingressarem numa carreira promissora, com excelente espaço no mercado de trabalho. A Fisioterapia é para quem gosta de contribuir com o outro, é uma profissão emocionante, na qual é impossível não se envolver e comemorar cada avanço dos pacientes”, resume a coordenadora da graduação no campus de Francisco Beltrão, Gláucia Hilgemberg.
O que faz o fisioterapeuta?
O profissional de Fisioterapia atua na prevenção, na promoção da saúde e qualidade de vida, na educação de saúde e na reabilitação. Para isto, utiliza técnicas como massagens, estímulos e exercícios físicos diversos.
“Nosso trabalho como fisioterapeutas inclui o atendimento desde o recém-nascido até o idoso que está em seus últimos momentos de vida. Em síntese, nós atuamos na correção de posturas e movimentos errados praticados em qualquer atividade, seja trabalho, esporte amador ou profissional. No caso dos pacientes terminais, agimos para minimizar a dor e garantir algum conforto”, explica a coordenadora Gláucia.
Onde pode atuar o fisioterapeuta?
Devido à diversidade de áreas de atuação, o profissional de Fisioterapia trabalha em locais como hospitais, consultórios, clínicas especializadas, centros de reabilitação, apaes, clubes esportivos, academias, estabelecimentos do segmento estético e, evidentemente, no meio acadêmico.
A Fisioterapia conta com cerca de 15 especialidades, entre as quais estão a Fisioterapia respiratória, ortopedia neurofuncional, cardiopulmonar e esportiva. “No decorrer do curso, o acadêmico vai confirmando suas afinidades e se direciona para uma determinada área”, aponta a coordenadora Gláucia.
Avanços e humanização
Na Fisioterapia, as técnicas e a tecnologia avançaram muito nos últimos anos, trazendo facilidades tanto para o diagnóstico como para os tratamentos. Porém, ser fisioterapeuta é entender a necessidade de ‘espírito de equipe’, pois, para o êxito dos tratamentos, o profissional precisa do comprometimento do paciente.
“É uma profissão indispensável e gratificante, que não pode ser substituída por máquinas e robôs. Ainda que a tecnologia auxilie o trabalho do fisioterapeuta, é o seu conhecimento, dedicação e capacidade de entender as necessidades do paciente que irá produzir resultados e melhoria na sua qualidade de vida”, finaliza a coordenadora.
“Além de excelente quadro de professores, o curso de Fisio da Unisep conta com uma moderna estrutura de laboratórios e equipamentos. A grade curricular é direcionada de modo a possibilitar que o estudante obtenha sólido aprendizado teórico e muita vivência prática, através de projetos e principalmente da nossa Clínica Escola”, ressalta a coordenadora.
Equoterapia é uma das práticas realizadas pelo curso
Entre as diversas atividades práticas realizadas através da Clínica Escola Unisep e disponibilizadas gratuitamente à comunidade está a equoterapia — método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza a montaria em cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
“A equoterapia é utilizada para melhorar as funções neurológicas de pessoas acometidas por deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo”, explica Gláucia.
Egressos nos hospitais, esporte e ensino
A coordenadora da graduação enfatiza que os profissionais formados pela Unisep encontram grande aceitação no mercado.
“As principais instituições de saúde da região, sejam privadas ou públicas, como o Hospital Regional do Sudoeste, contam com fisioterapeutas formados pela Unisep. Nosso curso é referência em qualidade”, confirma.
Entre as áreas que também absorvem profissionais de Fisioterapia formados pela instituição, estão o esporte e a educação. Equipes esportivas de destaque na região contam ou já contaram com o trabalho de egressos. E a própria Unisep dá oportunidade para seus ex-alunos. “Temos excelentes professores em nosso quadro, e alguns são ‘prata da casa’”, destaca a coordenadora Gláucia.