GeralReligiões

REFLEXÃO

O SUICÍDIO SEGUNDO A BÍBLIA

“Não matarás” – (Êxodo 20.13) – “Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para reter o espírito, nem tem poder sobre o dia da morte.” (Eclesiastes 8.8). “Visto que os seus dias estão determinados, Contigo está o número dos seus meses, e Tu lhe puseste limites, e não passará além deles” (Jó 14.5).

A Bíblia é muito clara ao dizer que suicidar-se, é dar a morte a si próprio. Isso é uma ofensa a Deus e à vida. A palavra suicídio vem do latim, é composta pelos vocábulos sui (si mesmo) cidio (morte). Etimologicamente significa dar morte a si mesmo. Nada justifica o suicídio.

Suicídio é resultado da fraqueza espiritual, depressão, ansiedade, alcoolismo, drogas, separação conjugal, fracasso financeiro, traição etc. Interessante observar que os maiores índices estão nos países ricos. As riquezas não preenchem o coração do homem. Ricos, pobres, intelectuais, todos clamam por paz de espírito e alegria na alma.

Somente Jesus preenche o vazio da alma – “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10.10ª). A morte não é o fim, nem a fuga de si mesmo e do sofrimento, mas ela é resultado do pecado –  “Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus Nosso Senhor” – (Romanos 6.23). A vida é sagrada, e somente Deus pode dá-la e tirá-la. A vida pertence a Deus e não a nós mesmos. Somente Deus sabe a hora que a vida humana deve cessar. Ele é o soberano de toda a existência conforme registra Eclesiastes 8.8 – “Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito para reter o espirito; nem tem poder sobre o dia da morte; nem há armas nesta peleja”. A pessoa que tira a própria vida está se colocando acima de Deus, e agindo com autoridade que pertence ao Senhor, autor da vida. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, portanto, destruir o próprio corpo é desonrar o Criador. Paulo diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, e que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos.” (I Coríntios 6.19).

É o Senhor que estabeleceu as normas de conduta para a nossa vida presente e para toda a eternidade. Como cristãos compreendemos que o suicida não pode ser salvo conforme Gênesis 9.5 que diz: “E certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo animal o requererei; como também da mão do homem e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.”

A vida não nos pertence, mas pertence a Deus. Seja qual for a circunstância, devemos buscar refúgio em Jesus, pois Ele é o descanso verdadeiro como registra o evangelho de Mateus 11:28,29 que diz: “Vinde a Mim todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. (Fonte: Jornal Mensageiro da Paz – Órgão Oficial das Igrejas Assembleia de Deus)