Membros do setor de segurança da Expobel fazem alerta aos visitantes
A feira, com entrada gratuita, vai de 9 a 17 de março, no parque de exposições Jayme Canet Júnior. Foto: João Manoel Rios e o comandante da PM em Beltrão, Tenente-coronel Rogério Pitz. Crédito: Vitor Krefta/Rádio Onda Sul.
Darce Almeida/Acefb
Em entrevista na Rádio Onda Sul, o Tenente-coronel Rogério Pitz, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Beltrão e o empresário João Manoel Rios, coordenador geral do setor de Segurança da Expobel 2024, trouxeram importantes esclarecimentos sobre a segurança dos visitantes.
“São muitas pessoas envolvidas e muitas horas de reuniões pensando no melhor formato para realizar uma grande festa. A Acefb e as entidades parcerias, juntamente com as forças de segurança pública, fazem todo o planejamento para que mais uma Expobel aconteça sem ocorrências como foi a última edição, em 2022”, disse João Manoel.
“Quando se fala em Expobel, uma das maiores feiras do Paraná, a segurança é um assunto muito especial. E o planejamento começou lá atrás, quando terminou a última edição. As pessoas podem até não se dar conta, mas na feira tem lá a segurança privada, tem a questão viária do trânsito. Nossa feira é extremamente organizada”, relata o Tenente-coronel, adiantando que um drone da PM vai fazer todo o monitoramento do parque.
Além da PM, integram as forças de segurança a Polícia Civil, Bombeiros, Criminalística, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e Debetran – Departamento Beltronense de Trânsito.
Curiosidade
“Os visitantes vêm pra feira e ficam com dúvidas quanto à segurança dos veículos. Digo que desde 2008 atuo na Expobel e nenhum veículo foi furtado nesse período. Nosso planejamento é feito não apenas na parte interna do parque, nós mapeamos todas as ruas onde tem carros estacionados”, diz Pitz. Além das viaturas, mais 18 motocicletas darão suporte na segurança nos dias do evento.
Segurança montada
Dois trios de cavalos vindos de Cascavel irão fazer o patrulhamento dentro do parque de exposições. “Isso traz uma sensação maior de segurança para os visitantes. Inclusive é bem comum as crianças pedirem para tirar fotos junto com os animais”, comenta Pitz.
Novidade
Pitz informa que estão confirmadas três viaturas da PM para a Expobel. São veículos que foram apreendidos com criminosos que praticavam tráfico de drogas em Curitiba e a justiça doou para a Polícia Militar. “Serão dois automóveis Porsche, um deles conversível e um Camaro. Eles não são utilizados diariamente devido ao alto custo de manutenção”, explica.
Câmeras de reconhecimento facial serão instaladas nos portões de acesso do parque. “Cada edição de Expobel acontecem inovações para a segurança dos visitantes”, complementa João Manoel.
Sobre copos e garrafas
João Manoel reforça que “será permitida apenas a entrada de visitantes no parque com garrafas plásticas transparente, essas de água mineral”. “Numa briga, por exemplo, um copo daqueles de alumínio, tipo Stanley, pode machucar com gravidade”, completa Pitz.
Aviso aos pais
“Se adolescentes forem flagrados pela Polícia Militar usando o popular VAPE, eles serão retidos e os pais convocados para retirarem seus filhos. Outra situação, por exemplo. Estão lá dois jovens, um adulto de 19 anos e uma menor de 16. E os dois estão compartilhando o VAPE. Aí a Polícia pede a idade deles, e o de adulto fala que o VAPE é dele. Então a polícia vai prendê-lo por fornecer esse dispositivo para a menor”, alerta Pitz.