Dias Frios x Emagrecimento
Por Cristiane M. Santini – Nutricionista
Você é daquelas pessoas que chegam ao final do inverno com uns quilos a mais na balança e, umas gordurinhas a mais sobrando nas roupas, isso quando a roupa ainda serve?
E se eu te contar que você não é a única pessoa que sofre com isso, e mais, posso te ajudar a resolver esse problema com dicas simples!
Primeiramente vou te falar que nós temos mais fome no inverno sim! E isso acontece por uma questão fisiológica, nosso corpo internamente está sempre na temperatura de 36°C a 37°C, e para que isso se mantenha e não tenhamos um caso de hipotermia que é prejudicial aos nossos órgãos, precisamos aumentar nosso gasto energético.
Obviamente quando gastamos mais energia temos a necessidade de aumentar nosso consumo energético por meio de alimentos para repor esse gasto a mais. Até ai tudo bem, o grande problema é que gastamos “X” a mais e repomos “XX” e ai começamos a ganhar peso.
Além desse aumento calórico, no inverno, também temos uma menor ingestão hídrica devido ao fato de a água além de todos os benefícios que já conhecemos, também ajuda a reduzir a temperatura corporal, ou seja, resfria o nosso corpo, e por isso não temos vontade de tomar água. Com essa baixa ingestão hídrica acabamos aumentando a nossa retenção de liquido, o que nos deixa mais inchados.
Por outro lado, temos mais vontade de consumir alimentos e bebidas quentes e mais calóricos, o que se não controlado leva ao aumento do peso corporal com o acumulo de gordura, pois nessa época também reduzimos nossa frequência de atividade física.
Pois bem, dito tudo isso, se você souber controlar a sua alimentação, estar ativo fisicamente e com uma boa ingestão hídrica, a chance de você chegar na próxima estação mais magra(o) é ainda maior, visto que o metabolismo está mais acelerado, gastando mais energia para nos manter aquecidos.
Sendo assim, é só não perder o foco da dieta e manter a pratica de atividade física e o sucesso é garantido! Então vamos lá, enfrentar os dias com temperaturas baixas fazendo o que precisa ser feito! E se precisar de ajuda, conte comigo!