MARRECO DERROTADO EM UMUARAMA – 4 X 2
Na noite de 4ª.-feira (4), o Marreco enfrentou o Umuarama no jogo de volta da Série Ouro Paranaense e, mais uma vez, não conseguiu chegar à final da competição estadual. Os gols da equipe da casa foram anotados por Kaio. Henrique (2), Lucas e Farias. Para o time beltronense Meleca e Murilo marcaram os gols.
Foram muitos treinamentos por parte do Marreco, sob a orientação do técnico Tchelo, na esperança de vencer o Umuarama no seu reduto, mas como no jogo de ida, o Umuarama já havia vencido no Arrudão por 2 x 1, a missão do Marreco era muito difícil. Viveu a expectativa de quebrar o tabu de vencer o Umuarama na sua quadra, mas não conseguiu.
Assim sendo, o Umuarama, equipe do Noroeste do Estado, vai decidir o título da temporada, em nível estadual, em duas partidas frente ao Pato Branco Futsal, que na semifinal passou pelo CAD , inclusive, com goleada sobre a equipe de Guarapuava. O Marreco, neste final de temporada fica sem calendário, pois na Liga Nacional foi eliminado pelo Joinville e, agora, sofre mais esse baque no duelo frente ao Umuarama. Assim, o Marreco volta suas atenções para as equipes de base. que continuam em disputas interessantes, daí podendo surgir jogadores jovens para ingressar na equipe principal em 2025.
Ronaldo Nazário, o Fenômeno, revelou que tem o desejo de se tornar presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nas próximas eleições. A informação foi confirmada pelo ex-jogador de futebol dia 21/11, durante um evento beneficente realizado em São Paulo.
Em suas declarações, Ronaldo destacou estar “extremamente preparado” para assumir a presidência da entidade, embora tenha deixado claro que ainda não está em campanha.
Apesar da vontade de Ronaldo, o ex-jogador ainda não está oficialmente em campanha, mas sua declaração gerou uma onda de apoio nas redes sociais, com muitos torcedores manifestando sua aprovação e até declarando voto em Ronaldo para a presidência da CBF.
Contudo, a eleição para a presidência da CBF, que ocorrerá em março ou abril de 2025, é um processo que envolve um número restrito de pessoas, e o Fenômeno precisará do apoio de uma base de dirigentes para ter chances reais de sucesso.
Para que Ronaldo ou qualquer outro candidato se apresente, é necessário formar uma chapa, o que exige o apoio de pelo menos quatro presidentes de federações estaduais e quatro clubes das Séries A ou B.
O sistema de votação da CBF passou por alterações nas últimas décadas, o que deu aos clubes das Séries A e B mais influência no processo eleitoral.
Anteriormente, a Assembleia Geral Eleitoral era composta apenas pelas 27 federações filiadas, mas nas eleições mais recentes, os 40 clubes das Séries A e B também passaram a ter direito a voto.
Sistema de pontos dá pesos diferentes a cada votante
O processo de votação é baseado em um sistema de pontos. Os votos das federações estaduais têm peso 3 (totalizando 81 pontos), os votos dos clubes da Série A têm peso 2 (somando 40 pontos), e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (somando 20 pontos).
Para ter uma ideia, se 24 das 27 federações estaduais decidirem apoiar um candidato, ele atingiria 72 pontos, e a eleição estaria definida, já que a soma de todos os outros votos não ultrapassaria 69 pontos.
Em geral, as eleições da CBF acontecem com chapa única e vitória por aclamação, o que torna a disputa mais política do que esportiva.
Confirmação foi feita durante leilão beneficente
O ex-atacante Ronaldo Fenômeno confirmou seu desejo durante o leilão beneficente da Fundação Fenômenos, em São Paulo, o empresário disse que está preparado para o cargo, mas pregou cautela sobre os próximos passos.
Há muitos anos falo da minha ideia de um dia ser presidente da CBF. Isso não mudou, vamos aguardar o momento certo, estou extremamente preparado. Futebol brasileiro precisa de mudanças grandes. Não sou candidato, ainda, não tem eleição à vista.
Ainda durante o evento organizado pelo próprio Ronaldo e realizado no Clube Monte Líbano, em São Paulo, o ex-atacante revelou que assumir a CBF é o seu sonho, mas que isso tudo ainda é algo distante.
Em entrevista exclusiva para a Bandnews, o empresário garantiu que, caso aconteça, ele está preparado para o novo desafio.
É um sonho
Desde jogador, meus companheiros já me chamavam de presidente.
É uma coisa ainda distante. A CBF vive uma instabilidade, não sabemos quando pode ser convocada uma eleição.
Bom, eu vou aguardar, não vou especular absolutamente nada, mas de qualquer maneira, mais do que nunca, eu estou preparado para um eventual novo desafio — completou.
O próprio ex-jogador falou que também é seu desejo trazer o treinador Pep Guardiola para ser o técnico da Seleção Brasileira.
Ronaldo Fenômeno, já deu declarações sobre a Seleção Brasileira. Está nos seus planos contratar Pep Guardiola, atualmente técnico do Manchester City, da Inglaterra, para comandar a Seleção Canarinho do Brasil.
Guardiola nunca escondeu a admiração que tem pela Seleção Brasileira e a história que a amarelinha tem no futebol mundial.
O atual técnico Dorival JR, não faz um trabalho empolgante na Seleção Brasileira, mas a sua permanência no cargo depende do desempenho e dos resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo nos Estados Unidos, Canadá e México, em 2026.
Josep Guardiola, mas conhecido como Pep Guardiola.
Pep Guardiola é de nacionalidade espanhola, um técnico muito exigente e rigoroso no trabalho.
No entanto, com a atual geração de jogadores brasileiros, não se pode ter grandes esperanças de sucesso, mesmo trocando mais uma vez de treinador.
EX-JOGADOR TOSTÃO, AGORA COMENTARISTA NA FOLHA DE SÃO PAULO, OPINA SOBRE FORTALEZA NO BRASILEIRO E LIBERTADORES
Tostão, ao encerrar a carreira de jogador de futebol se formou médico e, nas horas de folga, comenta futebol na Folha de São Paulo.
TOSTÃO, ex-jogador, e agora comentarista na Folha de São Paulo, voltou a tecer elogios ao planejamento executado pelo Fortaleza nos últimos anos. Em texto opinativo sábado (30), o comentarista analisou a reta final do Brasileirão Betano, e condicionou que o certame premia trabalhos sólidos, citando o Leão como exemplo.
No balanço feito, o ex-jogador pontuou que, diferentemente de outros times de grande tradição no país, o Fortaleza não possui um elenco estrelado, e sim uma coletividade com peças que dão certo sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o segundo técnico mais longevo do país, atrás somente de Abel Ferreira, do Palmeiras.
“O futebol possui também lógica. Em um campeonato longo e por pontos corridos, como o Brasileirão, no final prevalecem os times com melhores elencos, com raras surpresas”, indicou Tostão.
“O Fortaleza, que não tem jogadores com o mesmo prestígio dos de outras grandes equipes, está entre os primeiros colocados porque se prepara há tempos para isso. O Fluminense, que luta para não ser rebaixado, não suportou a glória e a pressão do título da Libertadores”, acrescentou o ex-jogador.
No momento, o Fortaleza ocupa a quarta posição na tabela da Série A, com 65 pontos, e diante do revés para o Vitória no último final de semana, não tem mais chances de título. O clube, no entanto, ostenta a melhor campanha de um time nordestino na história dos pontos corridos.
Exaltado por Tostão, Fortaleza pode atingir feito marcante
Boa parte deste bom retrospecto elogiado por Tostão, o Fortaleza ostentou no Castelão. O palco que sempre está lotado é amuleto da equipe, que ainda não foi derrotada na Série A na condição de mandante. São 44 pontos em 54 possíveis, 29 gols marcados e apenas dois sofridos.
Se segurar o Internacional na última rodada, a equipe de Vojvoda entra para o rol seleto e enxuto de times que passaram o certame nacional invicto na condição de anfitrião durante uma edição completa do certame.
Vaga confirmada na Libertadores
Todo o bom desempenho computado na competição nacional garantiu o passaporte do Leão do Pici na Libertadores. O time nordestino iguala ao Bahia e vai disputar a sua terceira edição no torneio continental. Competições continentais têm sido realidade para o clube, que em 2023 foi vice da Sul-Americana.