Hospital Intermunicipal será utilizado por pacientes de 25 municípios
As prefeituras vão ajudar a bancar parte das despesas do HGI, mas Beltrão assume a maior parcela. Foto: O prefeito Antonio Pedron durante seu pronunciamento na reunião. Foto: Assessoria.
ASSESSORIA
A Assembleia do Consórcio de Saúde do Sudoeste (Consud) na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, definiu a forma de pagamento dos municípios da região que utilizam os serviços do Hospital Geral Intermunicipal. A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão vem atuando há algumas semanas para ajustar os valores com que cada prefeitura que utiliza o serviço deverá contribuir.

Atualmente o HGI opera em 80% de sua capacidade e atende pacientes de obstetrícia (risco habitual), pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica. A UTI está sendo equipada e nos próximos dias deverá entrar em funcionamento e ser habilitada junto ao Ministério da Saúde. “Estamos trabalhando muito para colocar o hospital em pleno funcionamento e como é uma unidade que foi concebida para atender a região, deve ser mantida por todos os entes que utilizam de seus serviços, com um processo transparente e justo para todos”, destacou o prefeito Antônio Pedron durante o encontro.
Na assembleia que reuniu prefeitos e gestores da Saúde, ficou definido o repasse de cerca de R$ 760 mil por mês. Vinte e cinco municípios aderiram a este formato. Somente Dois Vizinhos e Santo Antônio do Sudoeste optaram por não realizar os aportes para o custeio dos serviços. A grande maioria do custo mensal para manter a estrutura do HGI vem sendo bancada pela Prefeitura de Beltrão, que também já investiu cerca de R$ 9 milhões em equipamentos e adequações.
Neurologia no São Francisco
O HGI vai atender boa parte dos pacientes que até então eram encaminhados ao Hospital São Francisco. Somente os atendimentos em Neurologia continuarão no HSF.
