NILDO ZANCAN É CIDADÃO HONORÁRIO DE BELTRÃO
ASSESSORIA
O pioneiro beltronense Nildo Francisco Zancan celebrou os seus 85 anos de vida nesta quinta-feira, 15 de maio, ao lado da família, dos amigos e de muitas autoridades. A comemoração foi na Câmara de Vereadores, onde recebeu o Título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão. A concessão da honraria é uma iniciativa do vereador Julio Spada e recebeu aprovação unânime.
Com o plenário lotado e vários momentos de muita emoção do homenageado, a Câmara reconhece e demonstra a gratidão da população beltronense para mais um pioneiro que colaborou e fez a sua parte para o crescimento da cidade, além do trabalho voluntário e humanitário que realizou nestes quase 80 anos que reside no município.

A sessão foi presidida pela vereadora Aline Biezus, vice-presidente, já que o presidente Cidão Barbiero estava cumprindo agenda em Curitiba. Também participaram o prefeito Antonio Pedron e o deputado Wilmar Reichembach.
O histórico do homenageado foi apresentado pelo seu companheiro de Guarda de São Cristóvão, Valdemiro Azzoline, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. Também falaram o vereador Julio Spada, a vereadora Aline Biezus, o deputado Reichembach e o prefeito Pedron. Nildo recebeu homenagem da família, feita pelo sobrinho Pedro Zancan, e na sequência agradeceu ao Legislativo pelo reconhecimento.
Histórico
Nildo Francisco Zancan, de 85 anos, nasceu no dia 15 de maio de 1940, em Nova Prata (RS). Filho de Maximiliano e Ângela, mudou-se para o Paraná com sete anos, junto com os pais e irmãos. Reside em Francisco Beltrão há 77 anos. Com 8 anos de idade começou a trabalhar na lavoura e aos 14 anos iniciou no Moinho Ajuricaba, onde permaneceu por 2 anos.
Aos 18 anos foi para a “trincheira” na revolta dos Posseiros e, junto com centenas de homens, guarneceu durante três dias as entradas da cidade. Nos anos 60 começou a trabalhar na cerealista Osmar Britto, tendo uma cota na sociedade na empresa. Em 1962 casou-se com Valdomira Santolin Zancan, com quem tem cinco filhos, Mariley, Edenilson, Paulo Sérgio, Airton e Francieli. O casal tem 9 netos e 5 bisnetos. No dia 30 de junho deste ano completaram 63 anos de casados.
Em 1971 começou trabalhar com Sady Dallganese e Izidoro Crestani, uma sociedade essa que durou 4 anos. Em 1975 fundou a Fogões Paraná e a Líder Materiais de Construção, que em setembro completará 50 anos de história. Presidiu a Paróquia Cristo Rei da Cango por três vezes, comunidade onde sempre foi muito participativo, atuando como Ministro de Eucaristia da igreja por 37 anos. Também participou por 40 anos na Guarda São Cristóvão e destes, 15 anos como presidente.
Na política Nildo foi candidato a vereador em 1.992 para representar o bairro da Cango, quando recebeu 462 votos e ficou suplente. Sempre foi apaixonado pelo futebol, esporte que praticou até próximo dos seus 80 anos.
Entre suas atividades diárias sempre reserva um tempo para práticas esportivas, frequentando a academia duas vezes na semana, mas sem abrir mão do jogo de baralho, acompanhado de um bom vinho. Nildo é uma pessoa muito alegre e por onde passa é bem recebido e está sempre rodeado de amigos e familiares.
