Reflexão
O SENTIDO DA VIDA
“Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para Aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.” (2 Coríntios 5.15)
Salomão foi um grande pensador e, após analisar os feitos e defeitos humanos, afirmou, no livro de Eclesiastes, que tudo é vaidade, tudo é ilusão, algo sem sentido, como correr atrás do vento. “Vaidade de vaidades! — diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade” (Eclesiastes 1.2).
Nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. Mas a reflexão deve continuar: qual o sentido? Para que vivemos? Muitas pessoas vivem e se esforçam para se vingar de alguém. Outros vivem para provar que são bons e que podem vencer. Outros vivem para enriquecer e prosperar. Por outro lado, há muitos que perdem o sentido da vida e perdem a própria vontade de viver.
Jesus nos ensina que a verdadeira felicidade, assim como o sentido e propósito de viver, devem estar em servir, em ajudar o próximo, antes de sermos servidos. Jesus afirma que Ele próprio, mesmo sendo o Senhor de todas as coisas, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pelo mundo inteiro (Marcos 10.45).
Paulo afirma que Jesus morreu “para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para Aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles” (2 Coríntios 5.15).
Viver para Jesus é viver em seu amor, um amor que não nos consome, mas, nos abastece, nos impulsiona e nos fortalece. Com vigor e alegria, poderemos então cuidar das pessoas ao nosso redor, amando-as na certeza de que nem a morte pode tirar o sentido das coisas, pois Jesus ressuscitou e nós também ressuscitaremos.
Deus é amor
O amor permanece, anima, e dá sentido. O convite desta reflexão é: viva para Jesus! Viva na força do seu amor! “Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6).
Mensagem por: Pastor Ismar Lambrecht Pinz