Caminhada reúne instituições e reforça combate à violência de gênero
O evento ocorreu de forma simultânea em 180 cidades paranaenses e lembra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. (Foto: Assessoria)
Assessoria
Representantes de diferentes segmentos da sociedade participaram nesta terça-feira (22) da Caminhada do Meio-Dia em Francisco Beltrão. O evento ocorreu de forma simultânea em 180 cidades paranaenses e lembra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em 22 de julho – em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava.

Em Francisco Beltrão, a caminhada foi organizada pela Secretaria da Mulher e Bem Estar Social. Mais de 20 instituições da sociedade civil e representações públicas aderiram.
“É um momento de lembrar que a violência contra a mulher ainda faz parte da nossa realidade e que são necessárias formas de prevenir e combater esse tipo de crime”, destacou a secretária da pasta, Elenir Maciel.
O prefeito Antonio Pedron e a vice, Lurdinha Bertani, acompanharam a caminhada, além dos vereadores Tiago Correa, Aline Biezus, Mara Fornazari e Maria de Fátima Niclote. A deputada estadual Luciana Rafagnin também fez o trajeto, que percorreu ruas do entorno da praça central.
Mais que um protesto, a Caminhada do Meio-Dia é um ato de memória, solidariedade e compromisso coletivo. Ela homenageia as vítimas do feminicídio, crime que consiste no assassinato de mulheres motivado por menosprezo à condição feminina, geralmente no contexto de violência doméstica ou familiar, e chama a atenção para os alarmantes números dessa tragédia silenciosa. Em Beltrão, são registrados quase 500 boletins de violência doméstica por ano.
A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) e faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.
