Coordenadora do SAMU comenta as atividades na Câmara de Beltrão
A Base de Francisco Beltrão é composta por 43 profissionais, dentre eles 8 médicos e 8 enfermeiros.
ASSESSORIA
A coordenadora do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná), Kelly Custódio, que coordena as atividades do SAMU 192, esteve na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão nesta semana, atendendo convite do vereador Emanuel Venzo, quando fez uma explanação sobre os atendimentos prestados, a questão da estrutura e os repasses financeiros recebidos, dentre outros temas.

No Sudoeste o Samu possui 16 bases com serviços básicos e cinco com serviços avançados. Ao todo são 400 colaboradores para atender os 42 municípios da região. A Base de Francisco Beltrão é composta por 43 profissionais, dentre eles 8 médicos e 8 enfermeiros.
Segundo ela, o aporte financeiro das prefeituras da região tem mantido o serviço em funcionamento, pois representa quase 60% do total arrecadado. O restante vem da União e do Estado, sendo que o Governo Federal contribui com valores bem abaixo do previsto na legislação. A prefeitura de Francisco Beltrão colabora, em média, com R$ 272 mil mensais, o equivalente a R$ 2,68 mensal per capta, além de manter a estrutura física da base de atendimento.
Kelly também recomendou que seja utilizado o aplicativo “Ligue 192 Voip” para acionar o órgão, pois o telefone 192 tem apresentado instabilidade com certa frequência. Vários vereadores aproveitaram a presença da coordenadora para parabenizar pelo trabalho realizado por todos os profissionais do Samu em prol da população de todo o Sudoeste.
