Estudantes de Ampere recebem premiação em concurso internacional da França
Ampere destacou-se pela conquista dos primeiros lugares, além de várias menções honrosas. Foto: O estudante Evandro Gabriel Barbieri Florencio, que conquistou o primeiro lugar no concurso internacional, com a professora Mafalda Nesi Francischett e a doutoranda Camila Cristina Taschin Popiolek, coordenadoras do Concurso.
Por Leandra Francischett
O estudante Evandro Gabriel Barbieri Florencio, da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, de Ampere, conquistou o primeiro lugar no concurso internacional “Ampére: amanhã um mundo elétrico”. A organização é do Musée Ampère e da Sociedade de Amigos de André-Marie Ampère (Saama), vinculados à Universidade de Lion na França, com a intenção de comemorar os 250 anos do nascimento de André-Marie Ampère, criador da unidade de intensidade da corrente elétrica (ampere).
A participação no concurso internacional decorreu da parceria de pesquisa da doutoranda Camila Cristina Taschin Popiolek e sua orientadora Mafalda Nesi Francischett, da Unioeste, campus de Beltrão, com o professor Dr. Alfonso San Miguel, da Universidade de Lyon, na França.
Os estudantes participaram com desenhos, tendo como temáticas a história da eletricidade no município de Ampére, a Usina Hidroelétrica Municipal; a visão do futuro elétrico; e a trajetória de André-Marie Ampère. Ao todo, Ampere contou com 301 participantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coube a avaliadores da Unioeste selecionar 19 desenhos, que foram inscritos no concurso. A representatividade de Ampere se dá inclusive pela proporção do evento, uma vez que os estudantes disputaram com inscritos de outros países, como Singapura, Líbano, França, Colômbia e Espanha.
Marcos Florencio, pai de Evandro, disse estar muito orgulhoso pelo desempenho do filho, que desenhou um carro elétrico. Além de Evandro, também foram premiados na categoria favoritos pelo júri Letícia Castagnara Pinto, da Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt, como 2° lugar; e Eloiza Lopes Cavagnolli, da Escola Municipal Rural Linha São Paulo, 3° lugar.
Foram concedidas ainda menções honrosas para Eduarda Beatriz dos Santos Maswoski. Helena Vitória Correa Brzozowski, Kamilly Jora, Luiz Miguel Tscha Jacomone, Miguel Alupe Juchnievski, Mikaella Pagnoncelli, Yan Thiago Silva dos Santos e Yuri Gabriel Dalmolin de Almeida, da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha; Alexandre Quevedo, Maria Melissa Dellani de Morais e João Pedro Mendes Couto, da Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt: Jenifer Bianca Camargo de Lara, Davi Luiz Bianchini Grigol, Pietro Gabriel Dalsouto Bortolomedi e Yasmin Cortes Zabot, da Escola Municipal João Bento do Couto; e Arthur Izak Ferreira Klak, da Escola Municipal Rural Linha São Paulo.
Aline Aparecida Correa, mãe da aluna Helena Vitória Correa Brzozowski, disse que a filha é muito dedicada e estava feliz com o reconhecimento. “É muita alegria.”
Entrega dos certificados
A cerimônia oficial de premiação aconteceu na França, dia 14 de junho, de forma remota, com transmissão online. Os certificados foram enviados ao Brasil por correio e a entrega foi dia 12 de agosto, no Anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso, em Ampére, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ampere e o grupo de pesquisa Retlee, da Unioeste.
Marcaram presença Margarete Aparecida Cândido Dal Molin Filho, secretária de Educação; Volnei Binelo de Campos, secretário de Cultura e Turismo; Ricardo Carvalho Leme, diretor em exercício da Unioeste, Campus de Beltrão; Andreia Zuchelli Cucchi, representante do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Unioeste, campus de Beltrão; professora Mafalda Nesi Francischett e sua orientanda Camila Cristina Taschin Popiolek, da Unioeste, coordenadoras do concurso; e Adriano Radaelli, diretor executivo da IGR Vales do Iguaçu.
Professora Mafalda destacou que o evento é muito significativo tanto para os alunos e familiares quanto para os professores, coordenadores e diretores, que se envolveram no projeto. “O fato de a universidade estar dentro das escolas de educação básica é um sonho, mas também uma realidade. Enquanto Unioeste, temos como objetivo trabalhar com os 42 municípios do Sudoeste, já estamos em cinco, Ampere é um deles.”
Margarete, secretária de Educação, ressaltou a importância do evento, organizado juntamente com a Unioeste, para revelar o talento dos estudantes do município, e falou sobre a possibilidade de organizar outros trabalhos com a universidade.

A entrega dos certificados foi dia 12, em Ampére, em parceria com a Unioeste, Secretaria Municipal de Educação de Ampere e o grupo de pesquisa Retlee. Na foto, alunos, familiares, professores, coordenadores, diretores e autoridades.
