Tributo a Lauro Tabatcheik, zagueiro do CE União por mais de 10 anos
Homenagem à memória de Lauro Tabatcheik, que jogou pelo União de Beltrão de 1966 a 1974.
Ele faleceu em Coronel Vivida na última sexta-feira, dia 19, e seu corpo foi cremado em Francisco Beltrão, no sábado, dia 20.
Inicialmente, reproduzo parte de um texto escrito pelo jornalista Jair da Silva, de União da Vitória. Jair da Silva, jornalista e radialista de Porto União da Vitória, iniciou a matéria com o seguinte título:
LAURO TABATCKEIK, O GRANDE BEQUE “PÉ DE LEITE”, RUMOU PARA CASA DO PAI

Se, não foi o maior e melhor, literalmente, está na lista dos grandes do futebol amador de Porto União da Vitória e Francisco Beltrão.
Nas alturas dificilmente perdia as disputas de cabeça. Por baixo não dava moleza, os dianteiros que se cuidassem, firula na sua frente não era possível. Escrevo por que testemunhei. Um baita beque. Fora das quatro linhas, um verdadeiro gentleman.
Lauro Tabatcheik, alcunhado nos meios esportivos como “Pé de Leite”, pela cor clara da pele, nasceu em setembro de 1939. Começou a correr atrás da bola peleando nos campinhos nas redondezas da Vila Ferroviária. Em poucas passadas foi alçado à titularidade do onze principal do Ferroviário Esporte Clube, onde fez parte do escrete pentacampeão de 1954 a 1958.
No entanto, cabe a mim (Laurentino Risso), acrescentar alguns detalhes, pois o conheci desde que foi contratado pelo CE União, em 1966, até a sua transferência com a família para Coronel Vivida, em 1975. Em Beltrão, no União, como zagueiro jogou ao lado de Jovino Moser em várias temporadas, formando uma dupla imbatível nos jogos do futebol amador do Sudoeste.
Lauro Tabatcheik, além de jogador de futebol, exerceu a profissão de tipógrafo na Grafisul de nossa cidade.
Foi um respeitador das regras do jogo, e no dia a dia, como cidadão, ótimo esposo de Nanci e de suas duas filhas e de um filho, que já estão adultos e formados, seguindo os melhores costumes e orientações que Lauro lhes deixou em vida, com amor, carinho e respeito.
Desportistas de União da Vitória e de Francisco Beltrão, manifestaram sua solidariedade à família pelo falecimento de seu ente querido.
Na história de Lauro Tabatcheik consta que ele foi um ótimo esposo para Nanci e pai de duas filhas Laura e Ariane, e filho Edson. Tabatcheik, deixa também seus netos Gabriel e Flávia. Assim como a bisneta Violeta.
Os filhos de Lauro e de sua esposa, professora Nanci Nunes Tabatcheik, não nasceram em Francisco Beltrão. Laura e Edson nasceram em Porto União, mas vieram para Beltrão muito cedo, eram ainda crianças, com 4 e 1 anos. A filha Ariane nasceu em Pato Branco.
Lauro nasceu em 23 de setembro de 1939. Na data de 23 de setembro deste ano, há poucos dias, faria 86 anos.
Faleceu na última sexta-feira, dia 19-09, foi velado na Capela Santo Antônio de Coronel Vivida, e no sábado, dia 20, seu corpo foi cremado no Parque Jardim das Oliveiras, em Francisco Beltrão.
Ele é descrito como um cidadão respeitoso e dedicado, tanto dentro quanto fora de campo. Jamais fora expulso de algum jogo de futebol, mostrando seu respeito pelas regras do jogo.
Alguns meses após a inauguração da Galeria do CE União, em 2024, Lauro e esposa Nanci estiveram revivendo bons momentos de grandes conquistas, das quais Lauro Tabatcheik também ajudou ganhar e fazer história. Puderam admirar troféus, medalhas e muitas fotos, com a presença dele, capitão do time ao longo de mais de 10 anos, ao lado de colegas do Clube União, bem como histórico da sua carreira de zagueiro por um lapso de tempo de mais de 10 anos.
Lauro Tabatcheik nos deixa, mas seu legado fica como algo exemplar de um bom atleta, um bom esposo, um bom pai, avô e bisavô.

DESTA VEZ SERÁ NO ARUDÃO O “CLÁSSICO DS PENAS”
O jogo da 23ª rodada da liga Nacional Futsal, entre Marreco e Pato Futsal, será na casa da equipe beltronense no sábado, dia 27, às 19H00. As duas equipes já estão classificadas para as oitavas de final. A diferença na pontuação é favorável ao Pato, com 39 pontos, contra 36 do Marreco. Na tabela da Liga consta o Pato em 8º lugar e o Marreco em 10º. Se o Pato vencer no sábado, cresce ainda mais na diferença de pontos e classificação na tabela.
No entanto, se o Marreco conseguir um resultado positivo diante do seu mais tradicional adversário, os dois contendores ficarão igualados com 30 pontos no jogo de encerramento da 1ª. fase da Liga.
Em temporadas passadas, tanto nos jogos da Liga Nacional, assim como nos da Série Ouro, o Pato levava vantagem por jogar a finalíssima em Pato Branco. Desta vez, o Marreco vai jogar nos seus domínios, mas precisará do apoio maciço da sua torcida, pois o time pato-branquense vem com sede de encerrar a fase atual com mais uma vitória.
O esquadrão do técnico Tchelo, com certeza, está contando com a presença de um público numeroso para empurrar o Marreco pra cima do Pato. Não há dúvida que o time de Pato Branco também contará com seus fãs de carteirinha.
LOSS ABF NO QUADRANGULAR DO REBAIXAMENTO DA SÉRIE OURO
Em jogo de abertura do Quadrangular do Rebaixamento da Série Ouro estão ABF, Operário São João, Aaema de Mariópolis e São Miguel do Iguaçu. O time beltronense, do técnico Dionatan Marcelo vem de uma vitória em São João por 3 x 1, com gols de Lucas Reginatto, Dudu e Guto. Quem marcou o gol de honra do Operário foi Endril. Na mesma data, sábado, dia 20, a Aema bateu o São Miguel por 2 x 0.
Dos quatro times, somente um se salva – permanecerá na Série Ouro Paranaense de 2026, enquanto os outros três serão rebaixados para a Série Prata do ano que vem.
EZIO KLAUS UMA VIDA DE SUCESSO E AMIZADE CELEBRADA EM GRANDE ESTILO

Ezio Klaus é um empresário que residiu por muitos anos em Francisco Beltrão e agora tem negócios no Mato Grosso e no Paraná.
A festa de aniversário contou com a presença de familiares e amigos de várias cidades e estados do Brasil.Ezio Klaus, comemorou seu aniversário no Bella Centro de Eventos, em Francisco Beltrão, no dia 20/09/25. Ezio destacou a importância da prevenção do câncer e mencionou nomes de pessoas que apoiam essa causa.
Ele fez referência à MÃO AMIGA, Grupo de Mulheres que trabalham em apoio à Prevenção do Câncer.
Divulgou notáveis nomes de pessoas que estão integradas à causa do câncer como Rivaldo, o craque camisa 10 que disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, quando o Brasil foi vice-campeão mundial, na Copa da França, e Pentacampeão no Mundial de 2002, também citou os nomes de outros apoiadores como Thiago Volpi e Santos. Ézio, solicitou aos presentes, que contribuam com a Prevenção do Câncer, assim como fazem os nomes citados.
Amigos das partes mais distantes do Brasil estiveram presentes no almoço oferecido por Ezio Klaus:
Vieram de Cuiabá, Rolim de Moura, Curitiba, Marmeleiro, Pato Branco, Barracão, Camboriú, Cascavel, Dois Vizinhos, Verê, Caxias do Sul, além da presença de muitos beltronenses. Os amigos de Barracão presentearam Ezio Klaus com uma peça esculpida em madeira com o rosto de Cristo, feita por um artesão do ramo.

Dr. Ênio e Rudi, de Barracão, entre outros convidados, no momento da entrega do presente com o Rosto de Cristo, para o aniversariante. Ezio agradeceu, emocionado.
A festa foi considerada marcante e especial para Ezio Klaus e sua família, e já há planos para repetir a celebração em 2026.
Obs. – de última hora recebi do amigo Ezio, a informação de que Rivaldo e Rogério Ceni estão enviando camisas do Selecionado Brasileiro Pentacampeão Mundial em 2022. Nem precisa dizer que, com essas camisas amarelinhas, podem surgir promoções a favor do Grupo Mão Amiga.
