ENCONTRO SOBRE DIREITOS DA PESSOA IDOSA TEM GRANDE PARTICIPAÇÃO
ASSESSORIA
O Espaço da Arte de Francisco Beltrão recebeu grande público nesta quinta-feira (09) no encontro sobre os direitos da pessoa idosa, com o tema “Informação, Proteção e Cidadania”. Durante toda a tarde foram prestados vários serviços gratuitos como o mutirão para emissão da Carteira da Pessoa Idosa, atendimento jurídico patrimonial, entrega do Estatuto da Pessoa Idosa, além de palestra e apresentação teatral. Outro objetivo é celebrar o Dia Nacional e Internacional das Pessoas Idosas, comemorado neste mês.

O evento foi organizado pela Câmara de vereadores, através da Procuradoria da Pessoa Idosa, em parceria com a prefeitura, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção de Beltrão), através da Comissão dos Direitos do Idoso, e a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

O Procurador da Pessoa Idosa da Câmara, vereador Silmar Gallina, comenta que a iniciativa superou as expectativas. “Ficamos felizes com a boa presença dos idosos, pois a nossa meta é fazer com que as pessoas idosas conheçam e exerçam seus direitos. Outro marco importante é que a Câmara realiza pela primeira vez um evento desta magnitude, tendo à frente a nossa Procuradoria, que foi implantada neste ano”, relata Gallina.
A programação foi iniciada com a apresentação musical do grupo de idosos do Centro de Convivência Intergeracional Sensibilizar, que fez a recepção dos participantes. Após a abertura oficial foi realizada palestra com a deputada Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Depois teve a peça teatral feita exclusivamente com foco nos idosos produzida pela Mazetto Produções Artísticas e Companhia Théspis. Todos também tiveram a oportunidade de fazer a carteirinha do idoso, receberam atendimento jurídico e o estatuto do Idoso, confeccionado pela Câmara.
A Carteira da Pessoa Idosa Paranaense é um documento que assegura benefícios no transporte intermunicipal dentro do Estado. Com ela, pessoas idosas a partir dos 65 anos, inscritas no CadÚnico e com renda mensal inferior a dois salários mínimos, podem viajar gratuitamente ou com 50% de desconto em passagens de ônibus intermunicipais. Quem tem direito e ainda não fez a carteira deve procurar o CRAS do seu território.
Compuseram a frente de honra as seguintes pessoas:
Prefeito Antonio Pedron com a primeira dama Rose; Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; vereador Silmar Gallina, coordenador geral do evento e Procurador da Pessoa Idosa na Câmara; vereadora Anelise Marx, 2ª vice-presidente, que representou a mesa diretora; Deputados Vilmar Reichembach e Luciana Rafagnin; vice-prefeita Lurdinha Bertani; representante dos Idosos, Onira Lopes; conselheira estadual e federal dos Direitos da Pessoa Idosa, Bernardete Dal Molim Schenatto; secretário municipal de Assistência Social, Felipe Guerios; diretor da secretaria municipal de Saúde, Fernando Pauli; advogada Francieli Balmann, representante da OAB; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Valtemir Gomes; coordenador dos grupos de idosos, Alexandra Godinho dos Santos; coordenadora dos Clubes de Mães, Tatiane Ronsani; representante da Unati (Universidade Aberta à 3ª Idade da Unioeste), João Paulo da Rocha, e o padre Valdecir Bressani, que fez a bênção.
