Beltrão inicia debate do novo Plano Diretor e de Mobilidade; audiência será dia 22
Assessoria
Na próxima quarta-feira, dia 22, acontece a primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A Prefeitura e o IPPUB (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) estão convocando representantes de instituições, segmentos e da sociedade para participar do encontro, que vai apresentar o plano de trabalho para os próximos meses e já coletar sugestões para os novos regramentos.

“Esta primeira audiência marca o início dos trabalhos, é o pontapé em todo este processo que vai até o segundo semestre de 2026 e que vai envolver a sociedade e poder público para construção conjunta das novas diretrizes para a cidade e interior”, destaca o diretor-presidente do IPPUB, Rafael Dalzotto. A audiência é aberta e vai acontecer no Espaço da Arte, a partir das 19 horas.
O Plano Diretor é o conjunto de normas que dispõe sobre o planejamento da cidade. Para onde a área urbana vai crescer, que espaços serão destinados a moradias, comércios e indústrias, como as pessoas vão se movimentar pela cidade, onde estarão áreas de lazer… Sempre conciliando o desenvolvimento do município com a qualidade de vida da população.
No processo de revisão todo o plano é reavaliado e itens são alterados para a realidade atual, caso seja necessário. Além da revisão do Plano Diretor, uma das novidades é a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Em Francisco Beltrão, este processo conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que presta o apoio técnico na construção dos planos.
“Estes planos são os principais instrumentos de ordenação urbana e a participação da sociedade, dos cidadãos, representantes de entidades, é imprescindível”, reforça Rafael.
