Francisco Beltrão inaugura Instituto de Autismo
Novo espaço é amplo e foi idealizado para realizar diversos tipos de terapias e atendimentos; local se tornou realidade através de parcerias.
Assessoria
Um espaço amplo, bem equipado e com profissionais de ponta foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (13) em Francisco Beltrão para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Instituto de Autismo Aurora Sol & Azul (IASA) é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Mitra Diocesana e funciona no espaço do antigo Seminário de Filosofia. O local servirá como referência para atender autistas do município.

“Esse projeto vem sendo debatido desde o ano passado e ainda no começo de 2025 iniciamos as tratativas para usar esse local. Investimentos recursos próprios, com equipe própria do Município, mais o apoio de parceiros, e estamos concretizando hoje um passo significativo para o tratamento adequado do autismo”, declarou o prefeito Antonio Pedron durante a inauguração.
O ato de apresentação do IASA contou ainda com a presença dos secretários de Educação, Rosa Vandresen, de Saúde, Edson Concelier; do decano de Beltrão, padre Nelson Maróstica; do deputado estadual Wilmar Reichembach; dos vereadores Oberdan Saretta, Alyne Biezus, marcos Folador, Maria de Fátima, Fernando Misturini, Silmar Galina, Julio Spada e Dile Tonello; além da primeira dama Rose Pedron; e de Ertal de Oliveira, representando a família da psicóloga Maria de Fátima Peres de Oliveira – pioneira no tratamento de TEA na cidade e que empresta o nome ao local. O Instituto será coordenado pela atual diretora do Cemaem, Elysa Thomé.
O espaço possui jardim, quadra para atividades, salas multifuncionais, auditório, refeitório e até um espaço família, para os pais aguardarem enquanto os filhos são atendidos. A estrutura original do seminário foi mantida, mas com muitas melhorias e adaptações às necessidades do novo uso.
Atendimentos começam com equipe de 23 profissionais
O Instituto de Autismo inicia os atendimentos na próxima semana com uma equipe de 23 profissionais que vão atuar em diferentes terapias e acompanhamento dos usuários. Atualmente, mais de 160 crianças e adolescentes são atendidos pelo Cemaem e agora passarão a frequentar o IASA; a proposta também é reduzir a fila de espera por este tipo de atendimento.
Agradecimentos
O evento também foi marcado por homenagens. O prefeito Pedron fez referência à família Peres Oliveira e entregou placa às instituições que apoiaram com recursos a reforma do local: Italo, Rotary Alvorada, CDL, Sociedade Rural, Sicoob, Destake, Cresol, Sicredi, Vitral Sul, Via Soft, MSA/Marel, Leve, Schneider Ferramentas, Floricultura Verde Vale e arquiteta Sara de Oliveira. Também agradeceu à dedicação dos profissionais envolvidos na obra, especialmente à equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e de Administração. “Esse projeto mostra o espírito de união e de parceria para viabilizar as melhorias que a nossa sociedade precisa, nosso muito obrigado”, finalizou.

