Beltrão atualiza a politica de Ciência, Tecnologia e Inovação
Uma das principais vantagens é que, com esta inovação na legislação vigente, o município poderá firmar convênios, captar recursos e participar de programas estaduais e federais de fomento à inovação.
Assessoria
Recebeu aprovação unânime na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão o Projeto de Lei do Executivo que institui o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, cria o fundo para este setor, estabelece o Cadastro Municipal de Inventores e Organizações Inovadoras e disciplina incentivos. O secretário Cledson Lodi, da Ciência, Tecnologia e Inovação, esteve na Câmara para acompanhar a votação do projeto.

“Este aval do Poder Legislativo permitirá ao município atrair investimentos, gerar oportunidades e transformar conhecimento em desenvolvimento, consolidando o município em referência nesta área”, disse o secretário. Atrair recursos e instrumentos de fomento à inovação são algumas das metas desta nova política. A lei foi elaborada em consonância com as legislações estadual e federal, se tornando um marco legal, que atualiza a aperfeiçoa a legislação municipal.
Uma das principais vantagens é que, com esta inovação na legislação vigente, o município poderá firmar convênios, captar recursos e participar de programas estaduais e federais de fomento à inovação. Dentre os resultados esperados estão a atração de empresas inovadoras e startups, qualificação de mão-de-obra e geração de empregos, aumento da competitividade e da produtividade, consolidação de ambientes de inovação, maior integração com universidades e o setor produtivo e estímulo à educação cientifica, dentre outras metas. Com a atualização da legislação, o município já está no radar do Governo do Estado em relação aos recursos que serão disponibilizados para tecnologia e inovação em 2026.

