Nos decanatos, leigos aprofundam a fé e o conhecimento no Curso de Teologia
Teologia para leigos nos decanatos de Francisco Beltrão, São João e Realeza.
Pascom Diocesana
Os leigos, no contexto eclesial, não são aqueles que não sabem e não são coadjuvantes do Clero ou ajudantes dos ministros ordenados, mas por força do seu Batismo, são Igreja e lhes é de direito a participação no processo de discernimento, decisões da Igreja e como protagonistas da ação evangelizadora. Pe. Vagner José Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora) cita o Concílio Vaticano II: “Nos recorda essa profunda dignidade dos leigos e leigas”.

Teologia para leigos: ao início da teologia está uma fé desejosa de saber, destaca Pe. Vagner: “Por isso a teologia procura dar razões a fé, para que não seja ingênua e infantilizada”.
Os leigos e leigas na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, há alguns anos, se dedicam ao estudo da teologia, com a duração de dois anos, com aulas semanais. Neste ano de 2025, 140 leigos concluíram a formação nos decanatos de Francisco Beltrão, Realeza e São João. Foram certificados pelo Instituto Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São João Paulo II, de Cascavel.
Os leigos deixam testemunho de perseverança, ressalta o Coordenador da Ação Evangelizadora: “Dedicando uma noite por semana, apesar do cansaço do trabalho e das inúmeras atividades, para que a fé possa amadurecer. Nossa gratidão a todos os leigos e parabéns por essa caminhada que ora concluíram e o desejo que outros tantos homens e mulheres possam buscar a formação teológica em nossa Diocese, a partir da promoção dos cursos de teologia nos decanatos”.
Foto 1 – Decanato de Francisco Beltrão
Foto 2 – Decanato de Realeza
Foto 3 – Decanato de São João

