Seleção Brasileira é convocada para Copa América de Futsal 2026
Competição ocorre entre os dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro.

Jo Marcone/CBF
A Seleção Brasileira masculina de futsal está convocada para a Copa América de Futsal 2026, competição que será disputada em Assunção, no Paraguai, entre os dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro. A lista foi divulgada pelo treinador Marquinhos Xavier na segunda-feira (29/12/25).
A preparação acontece no Rio de Janeiro, onde o grupo inicia o período de treinamentos visando a disputa continental antes de seguir para Assunção, onde buscará mais um título continental e reafirmar sua força no futsal sul-americano.
O Brasil entra na Copa América com o objetivo de manter o protagonismo histórico no continente e utilizar a competição como etapa importante do ciclo da Copa do Mundo.
Confira a convocação:
Goleiros
- Willian (Norlisk)
- Matheus (JEC)
- Nicolas (Jaraguá)
Fixos
- Neguinho (Barcelona)
- Marlon (Selangor FC Futsal)
Alas
- Felipe Valério (Sporting)
- Dyego (Al-Ula)
- Fabinho (Palma)
- Lucão (Palma)
- Cleber (Alqadsia)
- Marcel (El Pozo)
- Arthur (Benfica)
- Richard (KPRF)
Pivôs
- Rafa Santos (El Pozo)
- Pito (Barcelona)
- Rocha (Sporting)
Comissão técnica: a comissão técnica que acompanhará a Seleção na preparação e na competição conta com:
- Técnico: Marquinhos Xavier
- Auxiliar técnico: Vanildo Neto
- Analista de desempenho: Rodrigo Carlet
- Preparador físico: Mauro Sandri
- Fisiologista: João Romano
- Preparador de goleiros: Fred Antunes
- Fisioterapeutas: Valtinho (preparação no Rio de Janeiro) e Kleber Barbão (competição)
- Médico: Dr. Paulo Nery

Gabi Lira | Catve.com com Assessoria
Li com atenção, para ver se algum jogador das 7 equipes do Paraná tinha sido convocado (Pato, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marreco, Umuarama e campo Mourão).
Não fiquei decepcionado pela não convocação dos jogadores das equipes do Paraná, mas percebi o quanto anda temos que crescer em termos de futsal em nível nacional.
Nem falo a respeito do Marreco. Poderia comentar sobre jogadores do Pato Futsal, equipe que já conquistou 2 títulos da liga Nacional, 4 vezes campeão estadual, Copa do Brasil e outros.
Mas interrogo-me sobre a distância que nos separa de times mais tradicionais e experientes como Jaraguá-SC, Joinville-SC e outros do exterior.
Se o Marreco, em 18 anos de existência não tem nenhum um título estadual e nem nacional, então, precisamos ganhar mais “status” para chegar lá. Quem sabe daqui uns 10 ou 15 anos, seremos uma força maior no futsal estadual e nacional.

