Secretário de Segurança Pública do Paraná visita Francisco Beltrão e reforça investimentos
Assessoria
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Francisco Beltrão nesta segunda-feira (9), onde cumpriu agenda oficial na prefeitura municipal. Durante a visita, o secretário se reuniu com lideranças das forças de segurança que atuam no município, entre elas representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e demais órgãos ligados à área.

Segundo Hudson, a visita faz parte da metodologia adotada pelo Governo do Estado, que prioriza a integração entre as forças de segurança e o fortalecimento da parceria com os municípios. “Essa metodologia aplicada, determinada pelo governador, é a integração entre as forças. Nós viemos aqui também para reafirmar o nosso compromisso com os municípios”, afirmou coronel Hudson.
O secretário destacou ainda que o encontro teve como objetivo acompanhar o andamento de obras e projetos já anunciados anteriormente.
“O município cedeu áreas tanto para a Polícia Penal quanto para a Polícia Civil. Viemos verificar como estão essas obras, se a conversa prosperou, e não há problema algum: tudo que o município prometeu tem cumprido. Da nossa parte, faremos tudo para que essas obras se iniciem o mais breve possível”, garantiu o secretário de Estado.
Posse do novo secretário municipal fortalece parceria
A presença do secretário estadual coincidiu com um momento importante para Francisco Beltrão: a posse efetiva do novo secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Oberdan Saretta, e a oficialização da criação da secretaria municipal da área.
Para Hudson, a iniciativa representa um avanço significativo. “É um passo importante de um município de médio porte como Francisco Beltrão. Tudo que vem em benefício da sociedade é bom. Organizar a segurança municipal soma para o bem-estar do cidadão. Nós somos parceiros nesse aspecto”, destacou, desejando sucesso ao novo secretário e colocando a Secretaria de Segurança Pública do Estado à disposição do município.
Investimentos na área da segurança pública
Durante a agenda, Hudson também falou sobre os investimentos do Governo do Paraná na segurança pública, com destaque para o programa Olho Vivo, que prevê a instalação de câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas. “É um investimento de mais de 400 milhões de reais, repassados aos municípios a fundo perdido. É um sistema moderno, com inteligência assistida, em que as informações chegam diretamente no celular do agente de segurança”, explicou Hudson.
O secretário ressaltou a importância da integração regional do sistema. “É fundamental que o município esteja interligado com os vizinhos, para não virar uma ilha. Isso está acontecendo e em breve vamos voltar para acompanhar o funcionamento da operação”, reiterou. O
Hudson também confirmou avanços no efetivo das forças de segurança, citando concursos públicos em andamento. “A Polícia Militar está com concurso em andamento, que passou de duas mil para quatro mil vagas. O Corpo de Bombeiros dobrou de 600 para 1.200 vagas. A Polícia Penal formou recentemente quase 500 novos policiais e teremos novos concursos, assim como a reestruturação da Polícia Civil e da Polícia Científica”, detalhou, atribuindo essas ações à redução dos índices de criminalidade no Paraná.
O prefeito Antonio Pedron reforçou a importância da parceria com o Estado. “Ao longo do tempo, fomos fazendo uma interação com o Estado, especialmente com a Secretaria de Segurança Pública. O coronel Hudson tem vindo seguidamente a Beltrão, o que demonstra a preocupação do Estado com a nossa segurança”, afirmou Pedron.
Pedron destacou ainda a confirmação de recursos e reforços para o município. “Hoje é um dia especial, porque implantamos a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, e o coronel veio prestigiar esse evento. Também confirmou recursos não só para obras, mas para a possibilidade de novos policiais, veículos e equipamentos”, ressaltou Pedron.
O prefeito anunciou ainda a implantação gradual do programa Olho Vivo no município e atualizou o andamento de obras estruturantes, como a Delegacia Cidadã e a Polícia Científica. “A Delegacia Cidadã avançou de forma decisiva, com a regularização do terreno, e o processo segue para licitação. Também estamos buscando um novo terreno para a Polícia Científica, para não perder esse importante investimento”, explicou o chefe do executivo municipal.
Troca de comando no 21º BPM
O secretário Hudson Leôncio Teixeira permanece em Francisco Beltrão até esta terça-feira (10), quando acompanha a solenidade de troca de comando no 21º Batalhão da Polícia Militar.
O tenente-coronel Rogério Gomes Pitz, que comandava o 21º BPM, assumiu o Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba. A nova unidade é responsável por batalhões estratégicos, como a Polícia Rodoviária, o Policiamento de Trânsito, a Cavalaria Montada e a Polícia Ambiental.
Com a transferência de Pitz para a nova função, o comando do 21º BPM passa a ser exercido pelo major José Batista dos Santos, que atuava como subcomandante da unidade em Francisco Beltrão. A cerimônia de troca de comando está marcada para acontecer amanhã a partir das 9 horas, na sede do batalhão.

