HGI recebe torre de videocirurgia em Beltrão
Foto: Assessoria/PMFB
O Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo, de Francisco Beltrão, passou a contar com uma moderna torre de videocirurgia. O equipamento representa um avanço na estrutura da saúde pública do município e da região Sudoeste.

A nova tecnologia permitirá a realização de procedimentos minimamente invasivos. Além disso, a torre deve proporcionar mais segurança aos pacientes, maior precisão às equipes médicas e recuperação mais rápida após as cirurgias.
O investimento foi de cerca de R$ 241 mil. A compra ocorreu com recursos economizados durante a execução do Convênio nº 107/2024, firmado entre a Prefeitura de Francisco Beltrão e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Convênio destinou R$ 9,49 milhões ao hospital
A aquisição faz parte de um convênio maior, que destinou R$ 9,49 milhões para melhorias na estrutura e nos serviços especializados do Hospital Geral Intermunicipal. Dessa forma, o novo equipamento integra o processo de modernização da unidade.
O prefeito Antonio Pedron destacou que o investimento demonstra o compromisso da administração municipal com a aplicação responsável dos recursos públicos. Além disso, ele afirmou que a medida reforça a melhoria contínua dos serviços de saúde.
“Estamos trabalhando para fortalecer a saúde pública com planejamento, responsabilidade e investimentos que tragam resultados concretos para as pessoas. A aquisição desta torre de videocirurgia garante uma estrutura cada vez mais moderna, oferecendo mais segurança aos pacientes, agilidade nos procedimentos e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde”, afirmou o prefeito.
Saúde destaca ampliação da capacidade de atendimento
O secretário municipal de Saúde, Edson Concelier, afirmou que a nova tecnologia amplia a capacidade de atendimento do hospital. Segundo ele, o equipamento acompanha o processo de modernização promovido nos últimos meses.
“A saúde é prioridade da administração municipal. Esse equipamento traz mais qualidade aos procedimentos realizados no HGI e reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido para ampliar e qualificar os serviços oferecidos aos pacientes”, destacou Edson.
Com a torre de videocirurgia, o hospital passa a contar com uma estrutura mais moderna para procedimentos cirúrgicos. Consequentemente, a unidade poderá oferecer atendimentos com mais qualidade e melhores condições técnicas às equipes de saúde.
Cirurgias por vídeo reduzem trauma cirúrgico
Segundo a enfermeira Indiane Almeida Zientarski Blachessen, coordenadora responsável técnica do Centro Cirúrgico, a nova torre permitirá a realização de cirurgias por vídeo em especialidades que hoje utilizam procedimentos convencionais.
“Esse equipamento chega para agregar muito ao atendimento. As cirurgias por vídeo utilizam pequenas incisões, o que reduz o trauma cirúrgico e acelera a recuperação dos pacientes. Em muitos casos, o tempo de internação poderá ser reduzido, proporcionando mais conforto e uma recuperação mais rápida”, explicou.
Além de reduzir o trauma cirúrgico, os procedimentos minimamente invasivos tendem a favorecer a recuperação dos pacientes. Neste sentido, a tecnologia contribui para diminuir o tempo de internação e melhorar a experiência durante o tratamento.
Parceria fortalece saúde regional
A conquista reforça a parceria entre o Município de Francisco Beltrão e o Governo do Estado do Paraná. A cooperação tem contribuído com investimentos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde.
Além disso, os recursos destinados ao Hospital Geral Intermunicipal ajudam a consolidar a unidade como referência regional em atendimento hospitalar. Com a nova torre de videocirurgia, o HGI amplia sua capacidade técnica e qualifica os serviços oferecidos à população do Sudoeste.
Fonte: Assessoria/PMFB

