Honrando seu pai e mãe
Um dos 10 Mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12).
Veja bem, o mandamento não foi “honra a teu pai e tua mãe se eles forem legais com você”, ou ainda, “honra a teu pai e tua mãe quando eles estiverem com a razão”.O mandamento foi pura e simplesmente: “honra a teu pai e tua mãe”.Honrar é apoiar, não criticar e nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade sagrada de pai e mãe. Como honrar pai e mãe?
A Bíblia mostra como honrar seu pai e sua mãe: obedecendo. Esse é o dever:“Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso é agradável ao Senhor”(Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.À medida que você vai crescendo e ganhando independência, esse relacionamento com os pais vai mudar. Em vez de ordens que você precisa obedecer, os ensinamentos dos pais se tornarão conselhos que devem ser escutados. Como adulto, você não está mais debaixo das ordens de seus pais, mas não deve desprezar seus conselhos (Provérbios 1:8-9).
Cuidando
Quando você é criança, seus pais têm a responsabilidade de cuidar de você. Quando você é adulto e seus pais são idosos, você tem a responsabilidade de cuidar deles. Isso significa ajudar seu pai e sua mãe a terem uma vida digna na velhice: “Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é agradável diante de Deus” (1 Timóteo 5:4).
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova