OS DESAFIOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0
*Prof. Dr. Valmor Bolan
Com os avanços da ciência e as novas tecnologias digitais, alargaram-se possibilidades enriquecedoras, em todos os campos da vida, especialmente na Educação. O desafio está em saber utilizar os meios existentes, para que as tecnologias propiciem melhorias no processo ensino-aprendizagem, na transmissão do conhecimento, na pesquisa e em tudo o que envolve o sistema educacional. As escolas precisam estar equipadas para dar respostas aos desafios da atualidade, mas também para rever metodologias e o modo de fazer Educação para que haja maior ganho para todos: alunos, pais, professores e demais profissionais.
No contexto da 4ª revolução industrial, fala-se já em Educação 4.0, como afirma Mind Makers: “Assim, o novo modelo de educação deve levar em consideração tudo o que envolve essa nova indústria, como a conectividade dos sistemas e a facilidade de acesso ao conhecimento, a inteligência artificial, a automação e os sistemas robotizados; as novas mídias e Big Data (análise e interpretação de grandes volumes de dados); a velocidade da inovação e o desenvolvimento constante de novas habilidades e conhecimentos”. E acrescenta que “conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de aprender fazendo. Esse conceito gira em torno da ideia de que todos vão aprender diferentes coisas, de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e práticas”. A Educação 4.0, portanto, é a realidade que exigirá de todos, pois alunos, pais e professores, e todos os que trabalham na Educação, terão que saber lidar com todas as novas possibilidades, buscando a interação, a qualidade educacional e acima de tudo a humanização em todo o processo.
Esperamos que cada um possa encontrar oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional, com as inovações tecnológicas disponíveis, sem perder a valorização do ser humano, pois o que importa é que as tecnologias contribuam para isso. Nesse sentido, a ação dos professores será fundamental para o discernimento e a dosagem da aplicação das tecnologias nas atividades educacionais. O que importa é dar sentido humano e tornar a Educação a via para o desenvolvimento dos potenciais de cada aluno, preparando-o para vencer os desafios da vida.
Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.