Unimed Beltrão: Encontro das secretárias foi virtual e tratou da saúde mental no trabalho
Assessoria
A Unimed Francisco Beltrão promoveu seu tradicional Encontro das Secretárias (30ª edição) de forma virtual neste ano, respeitando as medidas preventivas à Covid-19. O evento teve como palestrante a psicóloga Ana Wilges, especialista em psicologia organizacional e do trabalho, que tratou do tema “Ponto de equilíbrio: saúde mental e trabalho”. Também teve a participação da diretoria, através da presidente da Cooperativa, Wemilda Fregonese Feltrin, e do diretor-financeiro, Márcio Pedro Martins. Participaram 57 secretárias de diversas clínicas e consultórios do município e região.
Ana apresentou alguns dados durante sua explanação que chamaram bastante atenção, especialmente num cenário em que as pessoas precisaram mudar sua rotina, sofreram com afastamento social e ainda com o temor da morte. Segundo ela, além de tudo isso, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas ansiosas do mundo (9,3% da população, conforme a OMS). Somado a isso, ainda teve uma piora global de 45% na saúde mental das pessoas.
Ela salienta ainda que os trabalhadores passam, em geral, um terço do seu dia no ambiente de trabalho e, entre 50% e 60% dos afastamentos do trabalho são oriundos do estresse. “As pessoas ficam tão mergulhadas em suas atividades profissionais que não tiram um tempo pra si. As pessoas estão se deixando de lado, e isso acaba comprometendo sua saúde mental.” A psicóloga recomenda pausas no trabalho, meditação, autoconhecimento, terapia, música, atividade física, leitura, conexão com outras pessoas, empatia, uso de redes de apoio.
Ana destaca ainda que as empresas podem investir em espaços de escuta (espaços de descompressão), palestras com informações sobre saúde mental. “O próprio evento ‘Ponto de Equilíbrio’ foi um investimento para promover a saúde mental, promover atividades que proporcionam o bem-estar, introduzir a psicoterapia como um benefício corporativo.” Miraci Liston, gestora da Unimed Francisco Beltrão, disse que as secretárias dos consultórios também foram linha de frente durante a pandemia, por isso a escolha do tema deste ano. “Elas certamente passaram por situação estressantes, organizando agenda, recebendo pacientes.” Durante o evento houve a premiação das secretárias que tiveram desempenho operacional e cumpriram os requisitos da Cooperativa durante o ano. Miraci salienta que as secretárias acabam sendo uma extensão da Unimed no atendimento aos beneficiários do plano de saúde. Já ficou definido que no ano que vem o encontro voltará a ser de forma presencial.
Legenda: Foto ilustrativa para indicar que em 2022 o encontro será presencial.