Em dois dias de cursos, Amsop e TCE capacitam mais de 350 servidores e conselheiros
Da assessoria
Gestores e membros de conselhos municipais de todo o Sudoeste participaram de capacitações na sede da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), nesta semana. A entidade trouxe dois cursos ofertados gratuitamente em parceria com a Escola de Gestão Pública do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado).
Na quarta, foram qualificados técnicos das áreas de licitações e projetos das prefeituras. O curso abordou a elaboração dos chamados termos de referência, que definem os objetos de contratação de serviços pelo poder público, e o projeto básico para execução de obras públicas.
“Um termo de referência mal elaborado pode acarretar casos graves, até mesmo uma não execução do objeto. Quando faltam elementos essenciais, como a qualidade do bem ou serviço que se quer, a empresa poderá oferecer algo com um padrão inferior”, explicou Elizandro Brollo, um dos ministrantes do curso.
Já na quinta-feira foi a vez de integrantes de conselhos e entidades ligadas ao poder público participarem da capacitação. O Fórum de Controle Social também foi ministrado por analistas do TCE-PR e repassou informações sobre mecanismos de acompanhamento do poder público, como ouvidorias e fiscalizações.
TCE é referência
Para o administrador da Prefeitura de Francisco Beltrão, Marcos Koerich, este tipo de capacitação dá mais segurança à atuação dos servidores porque tem como referência o próprio TCE-PR. “O fato de o curso ser ministrado por analistas do Tribunal de Contas tem um peso muito grande, pois é a instituição que fiscaliza, acompanha e aprova tudo em relação às prefeituras e por isso serve de referência para todos os órgãos públicos”, conta.
O primeiro curso foi ministrado por Elizandro Brollo e Marcel Pierezan. Já o Fórum de Controle Social contou com a participação de Wilmar da Costa Martins Júnior, Patrick Machado e André Fadel, além de Lúcio Junior e Rodrigo Deda, todos representantes do TCE-PR.
Economia e profissionalização
Esta não é a primeira vez que a Amsop e o Tribunal de Contas oferecem cursos em parceria às prefeituras do Sudoeste. Ao menos uma vez por anos as instituições oferecem capacitações a diferentes públicos, sempre gratuitamente e segundo o presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, além de profissionalizar os técnicos e gestores, permite economizar recursos públicos em treinamentos.
“Temos que considerar que cursos deste tipo são oferecidos somente em Curitiba ou outras cidades de grande porte e isso acarreta em uma série de custos para as prefeituras, além do risco para os servidores em deslocamento. Da forma como fizemos aqui, conseguimos regionalizar estes cursos, oferece-los de graça e ter técnicos com cada vez mais conhecimento de procedimentos e normas para melhorar os serviços público”, diz Fiamoncini.