Religiões

O Espírito Santo habita em nós

Nosso corpo é templo do Espirito Santo

Por: Eloir Vieira

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26).

Deus derramou do seu Espírito a toda a carne; mas, todos têm o Espírito de Deus? O ser humano nasce com o seu espírito, soprado por Deus: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2.7). Precisamos do dom do Espírito Santo, para ter comunhão com Deus e viver eternamente. O Espírito Santo é o selo de Deus em cada cristão: “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2ª Coríntios 1.22).

Ao ser batizada, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo, que é o selo de Deus, passando de criatura para filho de Deus: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8.14).

O Espírito Santo se une ao nosso espírito, que nos torna filhos de Deus conforme está escrito em (Romanos 8.14-17) que diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”. Como filhos, não vivemos de qualquer jeito, praticando injustiças, maldades e pecados, para não aborrecer o Espírito Santo, o selo de Deus que nos salva: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Efésios 4.30).

Jesus prometeu aos seus seguidores, o Espírito Santo para sempre: “E, eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João14.16). O Espírito Santo só habita nos que creem e obedecem a Palavra de Deus: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (João 14.17).

Os ímpios e escarnecedores, que causam divisões, discórdias, dissensões, sensualidade, não possuem o Espírito Santo: “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito” (Judas 1.19). Depois que a pessoa ouve a Palavra, é evangelizada, e crê, ela é selada por Deus, com o Espírito Santo, para então, ser salva: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13).

O Espírito Santo está disponível a quem quiser: “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem” (Lucas 11.13). Disse Jesus: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Lucas 11.9,10). Se você tem dúvida se tem o Espírito Santo ou não, avalie seu relacionamento com Deus. Jesus te ama!