GeralNutrição

Pular o café da manhã pode facilitar ganho de peso e prejudicar coração

O desjejum ajuda a manter a saúde do coração. Desde que contenha alimentos saudáveis e nas porções recomendadas, ele é ou deveria ser, nossa principal fonte de nutrientes. Apesar de sua relevância, muita gente acaba pulando a refeição. E não apenas por falta de tempo: para uma parcela, isso faz parte de uma estratégia de perda de peso baseada na dieta conhecida como jejum intermitente. Ele não limita o que comer, mas quando comer.

O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura para a perda de massa gorda. A questão é que o jejum intermitente até pode contribuir para a perda de peso em curto prazo assim como outras dietas restritivas. Porém, a maioria das pessoas não consegue sustentar esse padrão de alimentação por um longo período.  Quanto à saúde cardiovascular, há pouquíssimas evidências de que o jejum intermitente possa contribuir na prevenção e no tratamento.

Diferentemente do que parece, o consumo diário de um café da manhã saudável fornece macro e micronutrientes que ajudam na manutenção do peso corporal, além de melhorar as funções cognitivas. Em contrapartida, não comer pela manhã está associado a um aumento do chamado colesterol ruim (LDL) e manutenção da glicemia de jejum elevada, com insuficiência de micronutrientes.

Um estudo da American Heart Association observou que 74% das pessoas que pulam o café da manhã não atingem dois terços da quantidade recomendada de vitaminas e minerais. Por outro lado, apenas 41% dos que tinham como hábito tomar o café da manhã registravam essa deficiência.

E se quem despreza o desjejum tem como objetivo emagrecer, aqui vai mais um motivo para encontrar um método mais saudável: um recente estudo observacional, que avaliou 200 mil adultos, identificou que aqueles que ignoravam essa refeição apresentavam alguma tendência à obesidade. Não se trata ainda de uma certeza científica, porem essa predisposição já vem sendo mais estudada.

Além disso, outra pesquisa pontual na área mostrou que crianças que não tomam café da manhã possuem uma probabilidade 43% maior de se tornarem obesas quando comparadas àquelas que fazem essa refeição regularmente.

A recomendação é que um café da manhã seja ingerido até duas horas após acordar. O foco é priorizar alimentos in natura ou minimamente processados.

Essas sugestões inclusive mostram como alimentos processados (pães e queijos) podem ser integrados à refeição.

• Café com leite, pão integral com queijo e melão

• Vitamina de leite, banana e cacau em pó

• Café com leite, ovos mexidos e mamão

• Café, pão integral com ovo e mamão

• Café com leite, crepioca e manga

• Iogurte, morango e aveia

Não devemos desconsiderar que uma dieta balanceada contribui fortemente para uma vida mais equilibrada. E pular refeições importantes, como o café da manhã, pode até levar ao emagrecimento, mas de modo efêmero e pouco efetivo. Contudo nosso corpo é inteligente, toda e qualquer refeição pulada, nosso corpo irá compensar na próxima refeição, com mais fome e mais dificuldade de saciedade, por isso a importância do fracionamento.

Tainara Didomenico

CRN 8/11379 Francisco Beltrão - PR.