A PRÁTICA DO ESPORTE NA ADOLESCÊNCIA
O Instituto Mais Ação, fundado em 2018, nasceu com a missão de promover um esporte verdadeiramente transformador para crianças e adolescentes.
A prática esportiva através dos PROJETOS do INSTITUTO MAIS AÇÃO, têm mostrado que o desenvolvimento físico vai muito além da atividade em si, fortalecendo a coordenação, a força e a resistência dos jovens.
Projetos como o Mais Ação Olímpico e o Mais Ação Voleibol, são exemplos de como o esporte pode moldar uma nova geração mais saudável e ativa.
A socialização é um dos pilares dessas iniciativas. Nos projetos Semear Esportes e Sementinhas do Esporte, crianças e adolescentes têm a oportunidade de fazer amigos e aprender o valor do trabalho em equipe.
Com o apoio de diversas empresas patrocinadoras e o fomento das leis de incentivo ao esporte, esses programas gratuitos estão mudando vidas em várias cidades do Brasil.
É fundamental que os jovens reflitam sobre o papel do esporte em suas vidas e na sociedade, através do qual poderão desenvolver habilidades de expressão e até de escrita.
O esporte contribui para a saúde física e mental, facilita a formação de valores e habilidades sociais.
A autoestima e a identidade, também podem ser construídas através do esporte.
Além disso, esse tema pode inspirar os jovens a:
1. Praticar esportes e atividades físicas.
2. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança.
3. Aprender a lidar com vitórias e derrotas.
5. Valorizar a saúde e o bem-estar.
Uma atitude saudável seria…
Deixar um pouco de lado o mundo digital e se concentrar em atividades físicas e reflexões que podem trazer benefícios adicionais, como:
1. Reduzir o tempo de tela.
2. Melhorar a saúde física e mental.
5. Fortalecer a conexão com o mundo real.
6. Oferecer às crianças e aos adolescentes os benefícios pedagógicos.
Enfim, nós abordamos esse assunto baseados nos projetos do INSTITUTO MAIS AÇÃO, colocados em prática nas grandes cidades.
No entanto, não estamos distantes do que Francisco Beltrão já oferece aos jovens em várias modalidades esportivas, aliás, que já vêm sendo praticadas por jovens ligados aos clubes sociais e esportivos da cidade.
A diretoria do Marreco EC, resolveu torná-lo mais abrangente, oferecendo oportunidade para aproximadamente 700 atletas em diferentes modalidades na prática esportiva.
Neste ano de 2024, as representações com o nome de Marreco marcaram presença em 205 jogos, sendo 51 da equipe de profissionais, 26 jogos do Sub-20, 128 das categorias de base.
Pelo Sub-20 um objetivo importante já foi conquistado, que é o título de campeão paranaense.
Outra disputa séria e notável foi a participação na 1ª. edição da TALENTOS da Liga Nacional Futsal; a equipe se tornou referência nacional na revelação de jovens promessas para o futsal brasileiro.
O Marreco EC que até bem pouco tempo tinha um foco dirigido quase que exclusivamente ao futsal, mas recentemente abriu para crianças e adolescentes a possibilidade de se inscreverem nas equipes de Vôlei e Basquete, nos gêneros masculino e feminino.
Vemos grupos de crianças e jovens adolescentes, por todas as partes da cidade, circulando com orgulho, usando o uniforme do Marreco, fazendo com que a comunidade se sinta parte de um time e da instituição da marca Marreco, que reforça a imagem de um clube esportivo de maneira positiva na sociedade.
Sem dúvida, foi uma ótima iniciativa do Marreco, que tem a frente o presidente Lavardinha, ladeado por outros nomes importantes, para fazer essa expansão, chamando a garotada para as práticas esportivas, de cujos grupos, no futuro, poderão sair atletas com aptidões de participarem das equipes principais de Francisco Beltrão, como uma resposta e valorização pelas oportunidades que ora estão recebendo.
PATO FUTSAL E UMUARAMA NA DECISÃO DA SÉRIE OURO 2024
Umuarama e Pato Futsal na decisão da Série Ouro do Campeonato Paranaense. No primeiro jogo, no sábado, dia 7, em Umuarama, deu empate em 2 a 2. O PATO perdia por 2 a 0, mas nos últimos minutos, contando com o goleiro Jhony adiantado, conseguiu a igualdade em 2 x 2.
Agora, o Pato vai receber o Umuarama no Ginásio Dolivar Lavrada na terça-feira, dia 10, às 21horas. Se conseguiu um empate fora de casa, a equipe do Pato está com tudo para chegar ao Bicampeonato, pois em 2023 foi o campeão do certamente estadual.