Acefb capacita consultores e estimula inovação no Empreender
Ronaldo Zanoni, Ana Carla Deliberalli, Stéphanie Karin, Letícia Barbieri, Vanessa Ribeiro da Rosa, Joares Ribeiro, Sabrina Costa da Silva, Maísa Cecchin, Daniela Brandielli Pes e Edimara Stunpf. Crédito: Banco de imagens/Acefb
Darce Almeida/Acefb
Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) promoveu, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Treinamento de Consultores do Programa Empreender, iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura da inovação, da melhoria contínua e do associativismo empresarial em Francisco Beltrão e região.

A ação teve como objetivo capacitar e, ao mesmo tempo, desafiar os colaboradores a desenvolverem projetos inovadores capazes de otimizar processos internos e aprimorar o ambiente de trabalho nas empresas associadas.
Treinamento reforça metodologia do Programa Empreender
Organizado pela própria Acefb, o encontro reuniu consultores que atuam diretamente nos núcleos empresariais da entidade. O foco central foi o alinhamento técnico e estratégico da consultoria, garantindo a correta aplicação da metodologia do Programa Empreender, reconhecida nacionalmente como ferramenta de fortalecimento do associativismo e do desenvolvimento empresarial.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações práticas sobre condução de reuniões, gestão de projetos, planejamento estratégico e organização administrativa dos núcleos, assegurando maior eficiência na execução das ações junto aos empresários.
Capacitação com foco em resultados e inovação
O treinamento funcionou como uma imersão completa na metodologia do Empreender. Entre os principais temas abordados estiveram o associativismo empresarial e a estrutura dos núcleos, a elaboração de pautas e atas, os diferentes tipos de reuniões, além do planejamento estratégico e da gestão de pendências e urgências.
Um dos pontos mais estimulantes do encontro foi a realização de dinâmicas práticas, direcionadas ao desenvolvimento de competências essenciais para o dia a dia dos consultores. As atividades envolveram técnicas de oratória, improviso, liderança e, principalmente, a criação e desenvolvimento de projetos aplicáveis, com foco em gerar melhorias concretas e ganhos operacionais nas empresas participantes dos núcleos.
Cultura de soluções e projetos práticos
De acordo com Maísa Cecchin, coordenadora do Programa Empreender da Acefb, o treinamento vai além da capacitação técnica. Segundo ela, a proposta é inserir nos consultores uma cultura permanente de busca por soluções práticas que simplifiquem a rotina empresarial. Para Maísa, ao preparar os consultores, a Acefb fortalece o papel estratégico dos núcleos na geração de resultados reais para os associados.
O gerente de Operações da Acefb, Ronaldo Zanoni, destacou que o conteúdo abordou toda a estrutura metodológica do Empreender, desde a abertura de um núcleo empresarial até os processos administrativos. Segundo ele, os colaboradores estão sendo preparados para atuar como agentes de mudança e inovação, contribuindo diretamente para o fortalecimento das empresas locais.
Empreender é referência no fortalecimento do associativismo
A gerente executiva da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Vanessa Ribeiro da Rosa, ressaltou que o Programa Empreender é reconhecido como uma ferramenta modelo no fortalecimento do associativismo e no desenvolvimento empresarial.
Ela destacou que o treinamento proporcionou maior clareza sobre o papel do consultor, desde a formação dos núcleos até a organização de eventos e ações estratégicas, aumentando a segurança dos profissionais na condução dos trabalhos.
Programa Empreender soma 38 núcleos ativos
Até esta terça-feira, 16 de dezembro, a Acefb contabilizava 38 núcleos empresariais ativos, número que evidencia o alcance e a relevância do Programa Empreender no estímulo à cooperação, à inovação e ao crescimento da economia local e regional.

