BeltrãoGeral

Acefb celebra aniversário de 60 anos de fundação

Da assessoria-Acefb –

A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) completou no dia 1º de maio deste ano seis décadas de história. Porém, a comemoração ao lado dos empresários associados, autoridades, ex-presidentes, atuais diretores, imprensa e demais convidados, acontece nesta quarta-feira (11), na sede da entidade, a partir das 19h30. Confirmaram presença no evento cerca de 500 pessoas.

Com mais de mil empresas associadas ligadas aos setores do comércio, indústria, serviços, agronegócio, tecnologia e inovação, entre outros, a Acefb hoje figura no cenário estadual como uma das mais representativas da classe empresarial. Destacam-se alguns de seus serviços como emissão de Certificado Digital, consultas ao SPC Brasil e Serasa, convênio educação e com laboratórios, banco de talentos, Ponto de Atendimento ao Empreendedor, plano de saúde e odontológico, coworking, entre outros benefícios diretos e indiretos.

Um presente de aniversário para os associados da Acefb é o livro dos 60 anos, que também será entregue aos assinantes do Jornal de Beltrão, pelo projeto Sudoeste em Livros.

No mesmo prédio funcionam o Ciklo hub de inovação, que conta com 12 startups ligadas às áreas da saúde, marketing, tributos fiscais, consultoria jurídica, atendimento ao comércio, soluções imobiliárias, recursos humanos e desenvolvedora de software, além do Observatório Social e da Junta Comercial do Paraná.

Para Tarsizio Carlos Bonetti, presidente, a Acefb, tem uma história repleta de grandes vitórias e que se confunde com a história de Beltrão. “A entidade sempre foi protagonista na busca pelo desenvolvimento do município e região. Em cada momento, no seu tempo, a Acefb buscou trazer para Beltrão algo que pudesse facilitar o desenvolvimento econômico e social de seus habitantes. Fatos como pedidos aos governos estaduais e federais a instalação de telefones, pavimentação asfáltica, pedidos na área da saúde e educação. E na pandemia da covid-19, estivemos sempre junto aos associados, nos mobilizamos junto ao sistema de saúde do município, para discutir o que seria feito para encarar a doença. Houveram calorosos debates para discutir as ações mais acertadas. Tivemos muitas baixas, perdemos muitos amigos, mas também conquistamos muitas vitórias que a gente pode agora comemorar nesta data”, disse Tarsizio em entrevista para a Rádio CBN de Cascavel.

Livro resgata as 30 gestões da Acefb

O livro “Acefb 60 anos Conectada à Evolução”, que será lançado na noite de hoje, conta a história da Acefb desde sua fundação, em 1º de maio de 1962. Do primeiro presidente, Romano Guancino, até o atual, Tarsízio Carlos Bonetti, registra as principais realizações de cada uma das 30 gestões.

Entre centenas de assuntos, cita as reivindicações feitas pelo município de Francisco Beltrão: energia elétrica, telégrafo, órgãos dos governos estadual e federal – e a constante busca de novos associados, procurando atender suas necessidades. 

É a história de uma das associações empresariais destaque no cenário estadual. A Acefb, que começou como Acifb (Associação Comercial e Industrial de Francisco Beltrão) e elegeu sua primeira diretoria com 28 votantes, era mantida somente pelas mensalidades dos sócios. Hoje tem mais de mil associados e presta 23 tipos de serviços, as fontes de receitas aumentaram em pelo menos dez vezes.

Desde 2019, a Acefb tem sua sede, um amplo e moderno prédio na Rua Peru, ao lado do Parque de Exposições. O livro conta como foi a longa busca da sede própria, que constava como meta desde o estatuto de sua criação. Cita os nove locais alugados em 57 anos.

Em 280 páginas, o livro narrando a história da Acefb, tem ainda muitas informações sobre a estrutura atual, cada diretoria e a participação de seus diretores.

Foto do topo: Desde 2019, a Casa do Empresário atende seus associados e usuários na Rua Peru, ao lado do Parque de Exposições. Créditos: Assessoria/Acefb