Geral

Acefb e parceiros buscam em Curitiba programa para formar mais pessoas na área de TI em Francisco Beltrão

Da assessoria/Acefb – O empresário Rafael Menegotto, vice-presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) para Assuntos de Núcleos, participou dia 14 de abril de visita técnica na Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, em Curitiba.

Entre os objetivos da visita foi o de trazer para Beltrão um intensivo de formação de pessoas na área de TI (Tecnologia da Informação) junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Estiveram presentes representantes da Cresol, Viasoft, Cesul e prefeitura de Beltrão – secretaria municipal de Planejamento.

O programa é uma iniciativa do Governo do Paraná, em parceria com os municípios, com chamamento público para participação da iniciativa privada. A proposta prevê a criação de cursos nas cidades para formar desenvolvedores de softwares.

Cada ator terá um papel importante dentro da evolução do Geração Paraná Digital. A Sedu, por meio do Paranacidade, fará a aquisição de computadores e equipamentos de informática que serão usados pelos alunos participantes. “Também conhecemos na Universidade Positivo um projeto de desenvolvimento de um hub de inovação e tecnologia, o qual tem como foco resolver problemas das empresas”, disse Rafael.

Investimento em profissionais

De acordo com Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol Baser, a participação da cooperativa de crédito vem no sentido de potencializar na região Sudoeste do Paraná o desenvolvimento de mão de obra para as empresas com demandas na área de TI. “Vamos investir, juntamente com todo o ecossistema de tecnologia e inovação. Como a Cresol é uma empresa que tem demandas para formar esses profissionais, é importante formarmos mais colaboradores e não ir ao mercado, muitas vezes, disputar bons profissionais com outras empresas”, analisa.

Como vai funcionar?

A prefeitura de Beltrão fica encarregada de ceder espaço para os laboratórios de TI e aquisição de mobiliário próprio, além de pagar bolsa de estudos para acadêmicos de curso superior ligados à área de tecnologia, fornecendo profissionais para atuar como monitores de turma.

“Conhecemos importantes ambientes de inovação na capital paranaense. Concentramos os esforços nesse programa, onde o município vai disponibilizar a estrutura para os treinamentos, monitores, bem como bolsa-auxílio aos interessados em participar do programa”, explica Alexandre Pecóits, secretário municipal de Planejamento de Francisco Beltrão.

Conforme Alexandre, “fizemos ainda uma visita ao secretário estadual de Planejamento, Guto Silva”. Mais informações sobre como participar do programa direto na secretaria de Planejamento de Beltrão ou pelo fone (46) 3520-2121.

Vale frisar que o Brasil deve gerar mais 400 mil vagas no setor de TI até 2025. Apesar dos altos salários, ainda é difícil encontrar profissionais da área para ocupá-las.

Foto: Empresários e lideranças do Sudoeste com lideranças da capital do Estado.

Crédito: Divulgação.