BeltrãoGeralRegional

Agência/IGR Turismo lança o projeto Turismo na Escola em Ampere

Professores são capacitados para trabalhar o assunto com os estudantes.

Por Leandra Francischett

Numa iniciativa da Secretaria de Turismo de Ampére e da Agência/IGR Vales do Iguaçu, o projeto piloto Turismo na Escola é uma parceria das escolas municipais, a partir da elaboração de projetos e execução, tendo como objetivo valorizar a educação e o envolvimento da comunidade com o turismo. No último mês de maio, Nádia Gimmini, da Paraná Turismo, ministrou um curso para os professores, em Ampere.

Alessandra Giselle Rosa de Paula Xavier, coordenadora da Regionalização da Paraná Turismo, destaca que esta é a primeira ação realizada dentro das propostas. “Tivemos a capacitação de professores, tendo como piloto o município de Ampére. Iniciamos esta ação e as demais estaremos apoiando e desenvolvendo junto com a Agência/IGR. Teremos capacitações, como programa Turismo em Foco, em parceria com Senac, Fecomércio, Paraná Turismo e Agência/IGR, além de ações de sensibilização e conscientização, a respeito do mapa do turismo.” 

O que motivou o município de Ampére a investir nesta área? “Reconhecemos a importância em desenvolver o turismo local, fazendo a sociedade reconhecer e entender o turismo além de um atrativo, como gerador de emprego e renda”, responde Clenir Terezinha Cora, secretária de Cultura e Turismo de Ampére.

Para ela, o planejamento é importante em todas as áreas e, para que o turismo se desenvolva de forma coordenada em todas as suas potencialidades, é necessário planejar. Em Ampére, há o turismo de Eventos e Negócios, no qual a industrialização e a agroindustrialização recebem um grande número de pessoas o ano todo. “Estamos planejando para desenvolver o turismo rural e religioso”, diz Clenir.

Segundo Margarete Cândido, secretária municipal de Educação, neste primeiro momento participaram os professores que ministram as aulas dos componentes curriculares de História, Geografia, Educação Física e Arte, havendo a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar com os demais professionais.

Elisandra Calegari Gessi comenta que a Agência/IGR irá acompanhar e auxiliar os professores no desenvolvimento do projeto e que a sequência será a escolha do segmento turístico pelo professor para a elaboração do projeto.

Legenda: O projeto piloto Turismo na Escola, em Ampere, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e da Agência/IGR Vales do Iguaçu. Crédito: Assessoria.