Alunos do ensino fundamental pesquisam vida e trabalho de Frei Deodato
Foto: Alunos do 2º ano fundamental da Escola Municipal Frei Deodato que participaram da pesquisa.
Por Edgar Marqueti
Há poucos dias alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Deodato, bairro da Cango, realizaram trabalho de pesquisa para conhecer um pouco mais a respeito do patrono da escola Frei Deodato. O material utilizado foi o livro do Jornalista Flávio Pedron, “Deodato Bernhart – O Frei Missionário”.
Os alunos divididos em grupos, através do livro coletaram informações relacionadas ao nascimento do Frei, seu ingresso ao seminário, sua chegada ao Brasil, ao Paraná e à Vila Marrecas. Eles pesquisaram sobre o trabalho realizado pelo missionário no Sudoeste e da transição de Vila Marrecas ao município de Francisco Beltrão (1946 a 1956).
Uma equipe também trouxe informações sobre sua saída de Francisco Beltrão e as homenagens recebidas no Paraná e no município de Porto União, Santa Catarina onde pelo legado recebe justa homenagem.
Na semana que vem o trabalho realizado pelos 25 alunos do 2º ano fundamental serão expostos por meio de cartazes no saguão da escola para que outros alunos possam conhecer o trabalho e ampliar o conhecimento sobre a história do patrono Frei Deodato.
A diretora Alcione Garcia, a coordenadora da escola Iracema Cristine dos Santos reconhecendo a importância do trabalho de pesquisa ofereceram todo o apoio e agradeceram ao autor do livro pela cessão do material para que a atividade pudesse ser realizada.
As atividades em sala foram orientadas pelos professoras Isolete Vacari Buratti e Merlin Diane Bandiele Krug e o professor Edgar Marqueti.