Aplicativo para agendar consultas pelo SUS chega a 15 mil usuários em Beltrão
Cintia Ramos, Jaqueline Moinaux, prefeito Antonio Pedron, Isabelly Budnhak e a vice Lurdinha Bertani, com o banner anunciando 15 mil usuários no aplicativo da saúde. Foto:Assessoria.
ASSESSORIA
A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão anunciou que nesta terça-feira, 2 de setembro, o aplicativo mais Saúde Cidadão chegou aos 15 mil usuários. Isso significa que milhares de moradores que utilizam o SUS no município têm acesso à plataforma que faz agendamento de consultas e acompanhamento de exames de forma on-line e gratuita.

“Quando lançamos o aplicativo, a principal proposta foi de trazer comodidade para as pessoas que usam a rede pública de saúde e a adesão da população vem sendo surpreendente, mostrando que quando o poder público está disposto a trazer melhorias as pessoas ajudam e apoiam”, comentou o prefeito Antonio Pedron (MDB), que visitou a Unidade de Saúde do Bairro São Miguel junto da vice-prefeita Lurdinha Bertani e da secretária de Saúde Cíntia Ramos.
O aplicativo está disponível para quem usa as unidades de saúde da cidade e interior. A UBS do São Miguel é a que possui o maior número de moradores cadastrados, com mais de 1.500 senhas emitidas. A coordenadora da unidade, Jacqueline Moinaux, explica que o comprometimento dos agentes de saúde está sendo um diferencial. “Pensamos em tornar todo o processo o mais fácil possível, com os agentes indo de casa em casa e encaminhando a primeira senha, isso facilita muito para o usuário”, cita.
Lançado em abril, o aplicativo Mais Saúde Cidadão traz diversas funcionalidades. Além do agendamento de consultas, os moradores podem acompanhar o resultado de exames, conferir receitas e verificar o histórico médico. Uma das principais vantagens é que, em vez de precisar ir de madrugada para tirar ficha, quem precisa de consulta na UBS pode fazer o agendamento direto pelo aplicativo. Por enquanto, as UBS estão disponibilizando apenas uma parte das consultas via aplicativo, mas essa proporção tende a aumentar conforme o crescimento da adesão ao formato digital.
Como baixar

Os moradores podem baixar o aplicativo Mais Saúde Cidadão gratuitamente no smartphone, através das lojas de aplicativos. Para o primeiro acesso, é preciso retirar a senha com a equipe da UBS do bairro ou comunidade em que reside. Depois, é só finalizar o cadastro e utilizar as vantagens. Uma das possibilidades é centralizar diversos perfis – como dos pais ou filhos – em um único aparelho.

