Beltrão cria projeto para celebrar o 10 de outubro, data da Revolta dos Posseiros
Foto: Historiadoras do Memorial, Daniele Faenello e Pamela Pongan, explicaram o projeto na Câmara. Foto: Divulgação/Câmara
Assessoria
O hasteamento de bandeira a meio-mastro e a realização de atividades alusivas à Revolta dos Posseiros estão previstas em um projeto de lei elaborado pela Prefeitura. A proposta é de estabelecer o 10 de outubro, data do levante que marcou a revolta, como uma data histórica, de memória dos posseiros protagonistas do episódio.

A sugestão para o projeto enviado pelo prefeito Antonio Pedron à Câmara de Vereadores veio a partir de uma sugestão de estudantes. “Temos na região uma das poucas revoltas populares que saiu vitoriosa e que faz parte da nossa história e da constituição de Beltrão. Por isso reverenciar esse momento é uma forma de valorizar e relembrar essa luta, uma demanda que nos foi trazida em uma conversa que tive com alunos da Escola Ana Bocchi Macagnan”, comenta Pedron.
O projeto de lei prevê o hasteamento da bandeira municipal a meio-mastro, como forma de homenagear os posseiros que participaram da revolta. Também a realização de atividades que envolvam a sociedade e divulguem data.
Nesta segunda-feira (6), as historiadoras Pamela Pongan e Daniele Faenello, do memorial de Francisco Beltrão, estiveram na Câmara para apresentar o projeto e falar da importância do 10 de outubro. O Legislativo beltronense vai apreciar o projeto de lei.
A Revolta
A Revolta dos Posseiros foi um levante popular que colocou fim à exploração das terras na região pelas companhias, realizado em 1957. Colonos e moradores da cidade se uniram para expulsar os jagunços. O movimento deu origem ao Getsop, que foi responsável pela titulação das terras, garantindo a propriedade aos moradores que colonizaram a região.
