Bonetti ressalta a importância do espírito público
“Espírito público é trabalhar para que um orçamento público seja muito bem aplicado.”
Da assessoria
Antônio Carlos Bonetti, secretário municipal de Administração de Francisco Beltrão, destaca que, entre seus princípios, está a transparência. Na sua visão, é quando alguém ocupa um cargo, seja ele eletivo ou não, e procura respeitar as pessoas, tendo a sensibilidade de entender quais são os reais problemas da sociedade em grupo ou de maneira individual.
“Espírito público é você fazer mais. Se o seu expediente é oito horas, procurar fazer no mínimo as oito horas. Se você for designado para executar uma tarefa, tentar fazer aquela tarefa ainda melhor, ou seja, superar as expectativas. Na gestão do recurso público, esse é um detalhe importante, sempre com a maior transparência e com a maior dedicação possível.”
Segundo Bonetti, é ter criatividade para fazer com que um real de fato seja um real. “Quando você pode com cem mil reais comprar medicamento, tentar comprar por sessenta. Aí você fez uma economia de quarenta e vai comprar mais medicamentos. E isso em tudo, em serviços, obras, produtos.”
Ele destaca a importância de ter esta cautela, de sempre cuidar do público como fosse seu, mas com um diferencial: É de todos. “Sobre o atendimento do viés do espírito público, na minha vida, eu sempre me pautei da franqueza, da sinceridade. Tentar saber o máximo sobre todos os processos. Quando não sabemos, procurar buscar informações. Enrolar é o mesmo que enganar, então aquilo que você poderia dizer não e com a devida explicação, por ordem de limites financeiros ou de limites em relação a aspectos legais, dizer não o quanto antes, com a devida explicação, com educação, aí é o respeito pelo cidadão.”
Em seu trabalho, Bonetti entende a necessidade de evitar dizer “não” a prazo e sim “não” à vista. “Porque aí você não engana as pessoas, aquilo que você pode dizer não hoje diga, não espere para daqui seis meses, aí você está enganando e atrapalhando a vida das pessoas. Aquilo que você não pode dizer ‘não’ hoje, porque você tem dúvidas e prometer um retorno, dê o retorno o quanto antes, com a devida explicação.”
Para este administrador, espírito público é trabalhar para que um orçamento público seja muito bem aplicado e melhore a vida das pessoas. Além disso, hoje em dia, muitos atendimentos deixaram de ser presenciais e foram substituídos pelo celular, principalmente pelo WhatsApp. “Atendemos muito pelo WhatsApp, recebemos documentos, pedidos e consultas pelo celular, agilizando ainda mais o retorno para a população.”
Foto: Antônio Carlos Bonetti, secretário municipal de Administração de Francisco Beltrão. Crédito: Arquivo Pessoal.