CÂMARA DE BELTRÃO TEM O MELHOR SEMESTRE DA HISTÓRIA
O 1º Período Legislativo da Câmara de vereadores de Francisco Beltrão, encerrado nesta terça-feira, dia 15 de julho, é considerado bastante produtivo, com a tramitação de quase mil matérias. O presidente Cidão Barbiero enaltece a atuação dos 17 vereadores. “O intenso trabalho no primeiro semestre é fruto da dedicação e comprometimento de todos os vereadores e resulta em benefícios para o município e para a comunidade, visto que os pleitos da população são debatidos e encaminhados pela Câmara”, diz o presidente.

Foram realizadas no período 45 Sessões Ordinárias, 3 Extraordinárias e 3 Audiências Públicas, que trataram da segurança pública, da educação especial e da abertura de novas vagas em CMEIs. Foram protocolados 59 Projetos de Lei do Legislativo (de autoria dos vereadores) e 34 do Executivo. Os vereadores apresentaram 346 Requerimentos, 516 Indicações e 18 Moções de Aplausos. Também foi instalada uma Comissão de Inquérito, cujos trabalhos estão em andamento.
No caso de projetos, requerimentos e indicações, o número do primeiro semestre deste ano já supera os apresentados em todo o ano passado. Outro trabalho importante que está em andamento é a Revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, que estão passando por adequações e atualizações. Os vereadores e servidores do Legislativo também tiveram a oportunidade de participar de cursos e treinamentos, para que possam qualificar ainda mais o trabalho que prestam para a população.
Investimentos e inclusão
Uma importante novidade neste ano contempla a inclusão, com a atuação de duas Intérprete de Libras que participam da transmissão das sessões. As pessoas que assistem no plenário, por meio de monitores, também contam com o benefício. O sistema de sonorização e de transmissão recebeu investimentos, principalmente para proporcionar melhor qualidade. Outros investimentos estão previstos no prédio da Câmara, que vai passar por manutenção e adequações.
Votação Eletrônica
Está sendo preparada a votação por meio eletrônico, com o uso de tablets. Os equipamentos já foram adquiridos, bem como o painel eletrônico. Os vereadores estão passando por treinamento. No entanto, para votar desta maneira é necessário alterar o Regimento Interno. Este sistema, além de modernizar e agilizar os trabalhos durante as sessões, também permitirá eliminar o uso de papel em diversos processos internos.
Vereadores captam mais de R$ 60 milhões
Outro foco dos vereadores é a viabilização de recursos a fundo perdido para investimentos no município, nos mais diversos setores. Neste quesito o resultado também é excelente. Em agendas que cumpriram em Curitiba e Brasília, conseguiram captar mais de R$ 60 milhões para obras, projetos e programas, contando com parcerias de deputados estaduais e federais que estão carreando recursos dos governos estadual e federal através de emendas parlamentares.
Implantação de Procuradorias
Em 2025 três Procuradorias foram colocadas em funcionamento na Câmara, visando defender e lutar por importantes segmentos. As Procuradorias da Juventude, das Mulheres e da Pessoa Idosa estão atuando na defesa de políticas públicas, para receber e encaminhar denúncias e sugestões, promover escuta ativa, incentivar o cumprimento de leis, realizar campanhas e atuar em parceria com conselhos e instituições.
Câmara Jovem
Através de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) e sua Escola Judiciária Eleitoral, foi empossado o Parlamento Jovem de 2025, composto por 17 titulares e um suplente, eleitos nos Colégios Cívico-Militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli. Através deste projeto os jovens tem uma vivência real com a democracia, o compromisso social e a oportunidade de tomar gosto pela política.
Homenagens
Como forma de valorizar as pessoas que fazem parte da nossa história, a Procuradoria das Mulheres homenageou as atuais e as ex-vereadoras do município, enaltecendo o trabalho que todas realizaram e seguem realizando. Também foi entregue o Título de Cidadão Honorário ao pioneiro Nildo Zancan, além de diversas Moções de Aplausos para pessoas e entidades. Pela primeira vez na história a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma Sessão Solene na Câmara de Beltrão, para a entrega do Título de Cidadão Honorário do Paraná para o professor e escritor Evaristo Castanha.
Sessões retornam dia 4
O 2º Período Legislativo de 2025 começa no dia 4 de agosto, quando as Sessões Ordinárias voltam a ser realizadas nas segundas e terças-feiras, às 14h00. Neste breve período de recesso, se tramitar matérias que necessitem de análise urgente, podem ser realizadas sessões extraordinárias.
Para tanto foi formada uma Comissão Representativa composta por sete vereadores que, se necessário, serão convocados para estas sessões. A comissão é composta pelos vereadores Cidão Barbiero (Presidente do Legislativo), Aline Biezus, Dile Tonello, Fernando Misturini, Mara Fornazari Urbano, Pedro Tufão Filho e Policial Oberdan Saretta. Os demais vereadores também poderão participar, mas não existe a obrigatoriedade.
