Capanema, no Sudoeste, sedia evento internacional de apicultura e meliponicultura
Apiguassu acontece nos dias 20 e 21 de outubro, junto com o Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná.
Assessoria- O município de Capanema, no sudoeste do Paraná, sedia nos dias 20 e 21 de outubro, o Apiguassu – Evento Internacional de Apicultura e Meliponicultura e o quinto Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. O evento é realizado pelo Sebrae/PR, pela Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), pela Prefeitura de Capanema, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos (UTFPR).
Na programação, temas técnicos sobre a apicultura e meliponicultura, como a importância da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu para a apicultura local e regional, workshops sobre produtividade do mel, mercado, melhoramento genético das abelhas-rainhas, estratégias de integração nacional, entre outros temas. São esperadas mais de 600 pessoas entre produtores de mel de diferentes portes, pesquisadores, técnicos e participantes em geral.
A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, destaca que o evento é uma oportunidade de os produtores rurais e os entusiastas da apicultura terem acesso a conhecimentos aprofundados e informações atualizadas sobre a atividade.
“Para o produtor, em especial, é uma grande chance de poder acessar informações técnicas, fazer networking e trocar conhecimento. Tudo isso tem reflexo direto no campo, na produtividade e na renda familiar”, enfatiza Alyne.
O presidente da Apic, Cleiton Cesar Lagemann, destaca que o evento vai contribuir para que os processos produtivos sejam aperfeiçoados.
“São momentos de aprendizagem, de desenvolvimento do setor e troca de informações, atualizações técnicas e muitas oportunidades. Tudo isso estimula e colabora para que tenhamos uma disseminação de conhecimentos e de práticas de produção”, avalia Cleiton.
De acordo com o presidente da Apic, também é uma forma de dar mais visibilidade e valorização aos produtos locais.
“As discussões contribuem para o aumento da produtividade, proporcionam maior visibilidade para a nossa associação e despertam a curiosidade em que ainda não produz. É um fortalecimento para toda a região”, conclui Cleiton.
O evento acontecerá no Parque de Exposições de Capanema, na Avenida Geraldo Fulber, nº 614, bairro Santa Cruz, e contará também com área gourmet para degustação e comercialização de produtos de origem e atrações culturais, além de um espaço para demonstração e feira de equipamentos e produtos apícolas.
Inscrições
As inscrições para o evento são gratuitas, as vagas limitadas e podem ser feitas através do link: https://bit.ly/APIGUASSU
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR