Colégio Vila Militar Vida e Ensino e suas metodologias de Ensino na pandemia
O Colégio Vila Militar Vida e Ensino optou por manter para os alunos das séries finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio a mesma rotina das aulas presenciais. As aulas acontecem nos mesmos horários e na mesma grade de antes.
“Foi uma opção arrojada, por entendermos que para essas etapas era importante mantermos a mesma rotina de estudos. Os alunos ligam o computador às 7h, e o professor está lá dando bom dia para começar a aula”, conta Fabiana Krause Lorenzetti, coordenadora pedagógica geral do colégio.
Já para a Educação Infantil foi diferente, as aulas foram enviadas aos grupos de pais para que eles acompanhassem com os pequenos em casa as atividades propostas pelos professores. Para as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o colégio adotou, além das atividades, uma mescla entre aulas ao vivo e aulas gravadas com a grade de horário menor do que das séries finais. Todas as opções apresentadas às famílias CVM tiveram como prioridade as particularidades de cada um dos grupos. A idade dos alunos, a rotina das famílias e as necessidades de cada pai foram levadas em consideração para que pudéssemos alcançar todos os alunos e atender todas as famílias.
“Entendemos que não dá para simplesmente fazer a transposição da aula presencial para a virtual, por esse motivo, as aulas têm vários momentos diferentes. Usamos web conferência, lista de exercícios, fóruns de discussão, grupos de trabalhos, provas on-line e toda nossa plataforma”, confirma a coordenadora Fabiana.
Desde o dia 3 de julho os alunos do CVM estão em férias; retornam para as aulas virtuais a partir do dia 20 de julho. Esse período de descanso também é muito importante para a equipe e para os estudantes. “A pandemia foi algo inesperado e mexeu com o psicológico também dos alunos, por esse motivo, a escola optou por manter o recesso escolar e temos a certeza que foi de grande importância. Estamos nos preparando agora para retornar com todo empenho e dedicação para o 3º bimestre letivo de 2020, continuar enfrentando os desafios e na esperança que tudo isso passe logo para que possamos nos encontrar, nos abraçar e ver a escola “viva” novamente, cheia de alunos e de aprendizado”, disse Fabiana.