Com olhos para o futuro, Condef mantém movimento em Beltrão
Assessoria/Acefb
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão (Condef), vinculado à Associação Empresarial (Acefb), está formado em 2022 por nove Câmaras Técnicas ativas. São mais de 15 projetos e ações em andamento voltados à saúde, transporte, educação, entre outros.
“O Condef vive um excelente momento, as mentes pensantes [das câmaras técnicas] estão muito focadas no desenvolvimento do nosso município, bem como da nossa comunidade no curto, médio e longo prazo. Esse é o nosso planejamento para o ano de 2042”, disse o presidente do Condef, empresário João Manoel Rios.
Antonio Pedron, atual vice-prefeito de Beltrão e por duas gestões como presidente da Acefb, conhece bem o real sentido e relevância do Condef para a comunidade. “O Condef é uma lição de vida. Quando somos jovens, primeiro sonhamos para depois alcançar as coisas. Então, você trabalha para atingir aquele objetivo. Estudamos, terminamos o Ensino Médio, a universidade, compramos um carro, formamos uma família, compramos uma casa. Em tese, o Condef é isso, é pensar a cidade, incentivar todos os projetos de caráter público e privado, para dar um direcionamento e fazer com que isso aconteça, que os sonhos saiam do papel”.
Pedron recorda quando foi criado o Condef, em sua primeira gestão como presidente da Acefb, em 2008. “Fico feliz que o Condef está tendo vida nova, mas não podemos esquecer dos fomentos políticos para que as decisões de políticas públicas sejam bem elaboradas, em defesa de Beltrão e do Sudoeste”, sublinha.
E como manter o foco e força do Condef?
“Atuam no Condef pessoas voluntárias, mas é preciso que cada um dos envolvidos se doem, porque precisamos pensar nas cidades para o nosso futuro. Se você se fechar no seu mundo, você não sairá do lugar. É como aquelas pessoas que guardam, guardam dinheiro, riquezas, e ao redor delas ficará tudo pobre. Porque elas não têm uma empregada, lavam o carro em casa porque é mais barato, não viajam porque gasta muito e não vão a um bom restaurante porque é caro. Assim o mundo não gira, é uma lógica muito simples. Por isso a doação de tempo dos membros do Condef é superimportante, tem muito valor. Porque vai passar o tempo e essa pessoa, que foi voluntária, viu as transformações da sua cidade e vai lembrar do seu papel como conselheiro. Exemplo claro é o curso de Medicina da Unioeste aqui de Beltrão. Foi uma ideia nossa, ‘chutada’ com ousadia. Foi onde todos trabalhamos politicamente para que esse sonho se concretizasse”, analisa Pedron.
A seguir, um resumo das principais ações em andamento
– Câmara Técnica de Saúde e Bem-estar: Seminário Regional sobre saúde mental para profissionais da saúde e educação nos dias 29 e 30 de novembro, na Unisep Beltrão.
– Meio Ambiente e Responsabilidade Social: Gestão de resíduos sólidos em condomínios e reciclagem da geração de resíduos – reutilização de tecidos.
– Atração de investimentos: Levantamento de indicadores do município de Francisco Beltrão.
– Agropecuária e agronegócio: Visita técnica ao evento AgroBIT em Londrina (8 e 9 de novembro de 2022), considerado o maior evento de tecnologia e inovação para o agronegócio do país, estrategicamente pensado para promover networking e acelerar o desenvolvimento do agro no país; Projeto de incentivo para a criação de ovinos (Cordeiro do Sudoeste).
– Educação: Projeto Trilha, Seminário Regional sobre saúde mental, em parceria com a C.T de Saúde e planejamento estratégico da Câmara Técnica de Educação.
– Inovação e Tecnologia: Planejamento de ecossistema de inovação do município por meio da Metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação). Seu foco é ajudar o território a promover o desenvolvimento local a partir da ótica da inovação; parque tecnológico e projeto “Despertar Tecnológico”.
– Infraestrutura e Transporte: Projeto PR 566, sentido a Itapejara D’Oeste e alteração do Plano Diretor de Francisco Beltrão.
O Condef e suas Câmaras Técnicas
1-Atração de investimentos
2-Agropecuária e Agronegócio
3-Evento e Turismo Educação
4-Educação
5-Inovação e Tecnologia
6-Infraestrutura e Transporte
7-Meio Ambiente e Responsabilidade Social
8-Saúde e Bem-estar
9-Segurança pública.
O Condef apoia e incentiva a linha aérea municipal (passageiros e cargas), que liga Francisco Beltrão a Curitiba ao resto do mundo.