COMO ELIMINAR A CELULITE DE UMA VEZ POR TODAS
A lipodistrofia ginóide, ou vulgarmente conhecido como celulite, foi utilizado para descrever as temidas depressões com aspecto de casca de laranja, presentes principalmente nas nádegas e coxas. A celulite nada mais é que um processo inflamatório desencadeado pelo acumulo de gordura, as células adiposas incham, retém líquidos e acumulam toxinas, devido a ingestão excessiva de gorduras e açucares. Conforme o grau de inchaço, as células mudam de forma e localização e, ao encontrar a resistência das fibras de colágeno, elas pressionam as outras camadas da pele para baixo, resultando nas celulites
Essa inflamação acomete 90% das mulheres, desde a adolescência, em todas as raças, além de sofrer influência da idade, hereditariedade, sobrepeso, obesidade, sedentarismo, tabagismo, inadequado funcionamento intestinal e maus hábitos alimentares.
Com o avanço das pesquisas médicas e do setor de estética corporal, pode-se contar com uma série de tratamentos que tratam e suavizam as indesejadas ondulações na pele, como os cremes, drenagens e aparelhos, cada vez mais comuns em clínicas de estética. Porém, hoje é comprovado por estudos científicos que a alimentação é fator agravante no desenvolvimento da celulite bem como na prevenção e na melhora da sua aparência.
Algumas fontes alimentares agem positivamente sobre os fatores indutores deste terror para a beleza do corpo, agindo na melhora da circulação venosa, drenagem de líquidos e mecanismos anti-inflamatórios e antioxidantes são eles:
Prebióticos, probióticos e fibras alimentares: Possuem ação direta na saúde intestinal e no maior controle glicêmico, de forma a atuar na eliminação de toxinas, melhor funcionamento intestinal, reduzindo o processo inflamatório das células de gordura, além de promover saciedade e auxiliar na redução de peso.
Hidratação: Beber pelo menos 2 litros de água ou de chá verde sem açúcar, por dia, auxilia na eliminação de toxinas do corpo e hidratação da pele, além disso evitar as bebidas alcoólicas, pois provocam constrição dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação
Alimentos anti-inflamatórios: Atuam na redução da inflamação das células, estimulam a circulação e auxiliam na redução do inchaço. Ex: Hortaliças e frutas vermelhas (romã, mirtilo, amora, morango, cranberry…), frutas cítricas, azeite extravirgem, sementes como castanhas, chá verde, infusão de cavalinha, gengibre, açafrão.
Por outro lado, há uma série de alimentos que participam significativamente na formação e piora da aparência da celulite, uma vez que estimulam a hipertrofia de células gordura, na retenção hídrica, desestruturação do colágeno, maior intoxicação, resistência insulínica e maior estado inflamatório. Portanto, orienta-se a reduzir o consumo de: produtos à base de açúcar e farináceos (panificação, confeitaria, biscoitos e guloseimas), refrigerantes e sucos industrializados, snacks, produtos instantâneos, carnes gordurosas, embutidos, sódio, frituras, excesso de cafeína e álcool.
Claro que aliado a alimentação, exercícios físicos exercem funções benéficas, assim como a qualidade de sono, o que interfere no processo de renovação celular, além procedimentos estéticos que auxiliam na melhora do aspecto da pele.
Porém, conhecer e adotar cuidados alimentares e sair do sedentarismo são medidas possíveis e baratas que farão toda a diferença na vaidade feminina e também em sua autoestima.