BeltrãoCultura

Concerto encerra 1º Festival de Canto Lírico neste sábado

Evento acontece no Teatro da Unisep, às 19h30 com entrada gratuita.

Assessoria

 Pelo menos 20 cantores líricos participam do Concerto de Encerramento do 1º Festival de Canto Lírico, neste sábado, dia 16, às 19h30, no Teatro da Unisep, com entrada gratuita. A organização é da Sonata Centro de Artes e Cooperativa de Arte (Coperarte), através do programa de fomento e incentivo à cultura estadual – PROFICE.

Etcheverry Santi Rebelatto, diretor artístico do evento e professor de canto lírico de Francisco Beltrão, com reconhecimento internacional, estará atuando neste evento. Participações especiais também dos cantores Licio Bruno (Espírito Santo), Adriane Queiroz (Alemanha) e Adalgisa Rosa (Espírito Santo), acompanhados ao piano por Jeferson de Mello (Portugal) e Ramon Rodrigues (Espírito Santo). Maiores informações pelo fone (46) 98401-4566.

Na sequência, de 17 a 24 de julho, será realizado o 8º Festival Internacional de Música da Sonata, também gratuito, no Teatro Eunice Sartori. A abertura, dia 17, às 17h, será com o violinista italiano Elio Orio, que contará com a presença de um quinteto de cordas. No dia 18 destaque para apresentação do Concerto Melipal (Argentina), às 19h30, no Espaço da Arte.

Dotsy Santi Rebelatto, coordenadora dos eventos, ressalta a apresentação da Cantata dos Posseiros, no dia 20, às 19h30, no Espaço da Arte. Cantores acompanhados ao piano, estarão contando através do canto lírico o levante que aconteceu na região Sudoeste, com arranjo específico feito para este momento.

“Nós já apresentamos a Cantata dos Posseiros numa outra versão e agora será um outro momento, de um refinamento muito grande. Conta a história da nossa cidade, através de cantores líricos”, afirma Dotsy.

Dia 22, às 19h30, também no Teatro Eunice Sartori, haverá um Concerto Festivo, com interpretação de trilhas sonoras e clássicos pela Orquestra Filarmônica de Valinhos. O encerramento, dias 23 e 24, terá apresentações itinerantes, inclusive em cidades vizinhas. Serão mais de 35 apresentações itinerantes, que é uma prática da Sonata, na disseminação da cultura musical.

“Todos esses músicos estão numa sincronicidade muito grande, com um único objetivo, que é se doar a Francisco Beltrão nesses 15 dias”, afirma Dotsy.

Roniedson e Dotsy Rebelatto e Etcheverry e Ana Cristina, coordenadores dos eventos musicais. Crédito: Assessoria

Rock in Concert

Dia 23 de julho acontece o Rock in Concert – Tributo ao Rock Beltronense, às 20 horas, no Teatro da Unisep, que é o único evento cobrado durante as duas semanas. Terá a participação de Tiregrito, Rodrigo Castellani, Chumbo Dirigível, Bira Paraná Blues e Orquestra Filarmônica de Valinhos.

Homenagem a Giovani

Etcheverry, Roniedson, Dotsy e Giovani Rebelatto (em memória), proprietários da Sonata Centro de Artes. Giovani é homenageado em todos os projetos desenvolvidos. Crédito: Assessoria

Este ano de 2022 marca o retorno do Festival Internacional Sonata de Francisco Beltrão, após  dois anos de pandemia. Este festival, bem como todos os outros que virão, estarão sendo realizados e dedicados a Giovani Santi Rebelatto, filho mais velho da família Santi Rebelatto, proprietários da Sonata Centro de Artes.

“O Giovani sempre foi e continuará sendo o nosso apoio, nossa inspiração. Não temos mais a presença física do Gi, porém, continuamos sentindo o seu amor, a sua determinação e sua alegria. Continuaremos trabalhando, sonhando e realizado por ele e em nome dele”, afirma Dotsy.

Foto do topo: O violinista italiano Elio Orio (no centro), com Roniedson e Dotsy Rebellato e Etcheverry e Ana Cristina, da Sonata. Um concerto encerra 1º Festival de Canto Lírico, sábado, às 19h30, no Teatro da Unisep. Entrada gratuita. Foto: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *