Conheça o polo de resorts rurais que abriga a única ponte pênsil do Paraná
O local é patrimônio histórico do Paraná e foi inaugurado em 1920. Foto: Reprodução/Prefeitura de Ribeirão Claro
Por g1 PR
Localizada na divisa do Paraná com São Paulo, Ribeirão Claro fica no Norte Pioneiro e é um dos destinos preferidos de quem gosta de apreciar paisagens, a culinária de bons restaurantes rurais e de passar um fim de semana com a família em resorts.
Fundada em 13 de maio de 1908, a cidade é banhada pela Represa Chavantes, formada pelos rios Itararé e Paranapanema. Com 12.364 moradores, conforme apontou o Censo 2022, o município virou um polo de pousadas e resorts.
Segundo a prefeitura, a fundação de Ribeirão Claro tem ligação direta com a produção de café na região. Em 1895, diversas famílias de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, foram atraídas pela oportunidade de melhorar de vida.
Os novos moradores se instalaram em uma localidade conhecida como Taquaral, localizada às margens do Rio Paranapanema. Por causa das águas límpidas, o povoado foi batizado como Ribeirão Claro, que mais tarde viria a ser o nome oficial da cidade.
Desenvolvimento do turismo
De acordo com o secretário de Turismo de Ribeirão Claro, Rômulo Ribeiro Santana, a existência da Represa Chavantes foi o principal fator que impulsionou o turismo na região, servindo como atrativo para a instalação de resorts e pousadas.
“Chamamos esse tipo de turismo de contemplação. São lugares que foram construídos à beira da represa para que as pessoas curtissem a estrutura do empreendimento, mas também apreciasse a vista. Por outro lado, temos muitas casas de veraneio nessa região, que também são bastante procuradas para quem quer algo mais reservado, com poucas pessoas”.
Conforme o secretário, o turismo é maior gerador de empregos em Ribeirão Claro.