Geral

Cras do bairro São Miguel completa cinco anos

Secretária Nádia Bonatto com parte da equipe do CRAS São Miguel. Foto: Assessoria.

 Nesta semana, no dia 12 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Miguel, equipamento da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão, completou cinco anos de implantação.

       “O CRAS é a porta de entrada das famílias para a política de Assistência Social. A instalação desta unidade no Território do São Miguel facilitou o acesso da população daquela região, que antes precisava se dirigir ao centro da cidade para o atendimento de suas demandas, bem como para os encaminhamentos necessários identificados pela equipe técnica”, explica a secretária Nádia Bonatto.

       A equipe do CRAS São Miguel é coordenada por Cláudia Galvan e possui no total 18 profissionais. Os serviços e programas operacionalizados ao longo destes cinco anos somaram 164.916 atendimentos particularizados, 29.968 visitas domiciliares e 10.741 benefícios eventuais, dentre eles o auxílio natalidade, funeral, transporte e auxílio alimentação, higiene e limpeza.

       No município, são 11.367 famílias com Cadastro Único e destas, 2.531 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. No território de abrangência do CRAS São Miguel são 4.187 famílias com Cadastro Único e 817 atendem aos critérios do Programa Bolsa Família.

       O trabalho social no âmbito do CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

         De maneira complementar ao trabalho que é realizado com as famílias, é disponibilizado o Centro de Convivência Intergeracional Sensibilizar, que está referenciado ao CRAS São Miguel e oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, totalizando 200 usuários atendidos semanalmente.

      Para este público também são ofertadas gratuitamente oficinas esportivas, de música, artesanato, desenho, karatê, capoeira, informática, entre outras.  O trabalho realizado pelo Sensibilizar, visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A prefeitura possui três CRAS. Além do São Miguel, este atendimento é disponibilizado na Cidade Norte e na região do bairro Padre Ulrico.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Prefeitura de Francisco Beltrão