Cresol adquire naming rights da Liga Nacional de Futsal
Cooperativa estimula o desenvolvimento esportivo em diversas modalidades e agora assinará uma das competições mais prestigiadas do mundo – (Foto: Ascom)
(Fonte: Portal de Beltrão)
A Cresol, instituição financeira cooperativa, anunciou a aquisição dos naming rights da Liga Nacional de Futsal (LNF), principal competição de futsal do Brasil e uma das mais prestigiadas do mundo.
Na temporada de 2025, a competição levará o nome de LNF Cresol. Essa é a primeira vez que a Cresol investe em naming rights (nome de marca), marcando um momento histórico para a cooperativa, que desde 2016 é parceira da Liga.
A iniciativa faz parte de uma estratégia para ampliar o reconhecimento nacional da marca, ao mesmo tempo, em que reforça o apoio ao esporte como ferramenta de integração social, desenvolvimento e bem-estar.
O futsal, modalidade profundamente enraizada nas comunidades brasileiras, foi escolhido por sua capacidade de conectar pessoas e promover valores alinhados ao cooperativismo.
Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, reforça o impacto do investimento e a visão da cooperativa: “O esporte conecta pessoas e promove valores que estão também no coração do cooperativismo, como cooperação, superação e trabalho em equipe.
Assumir o Naming Rights da Liga Nacional de Futsal é mais um passo da Cresol para incentivar as transformações nas comunidades onde estamos presentes. É uma alegria imensa ver nossa marca associada a um esporte tão democrático e apaixonante”.
Com o contrato, a marca Cresol terá exposição no círculo central das quadras e em placas publicitárias ao redor da área de jogo em todas as partidas da competição, além de ações de ativação. A LNF, que em 2024 teve transmissão pelos canais Band, SporTV, Band Sports, Cazé TV e LNF TV, alcança milhões de fãs apaixonados pelo futsal em todo o país.
Cladir Dariva, presidente da LNF, destaca a importância da parceria: “A Cresol é uma parceira de longa data e, ao assumir o nome da competição, consolida ainda mais seu papel no fortalecimento do futsal nacional. É uma honra contar com uma instituição tão séria e comprometida. Juntos, seguiremos elevando o esporte e promovendo seu crescimento”.
Em 2024, a Cresol destinou mais de R$ 9 milhões a patrocínios esportivos, abrangendo cerca de 20 modalidades em diferentes estados brasileiros.
Os investimentos incluem apoio a competições e atletas de alto rendimento até práticas esportivas amadoras, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida das pessoas e consolidando o papel da cooperativa como promotora do desenvolvimento esportivo e social nas comunidades onde está inserida.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 960 mil cooperados e 926 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País.
Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Ascom – Portal de Beltrão
As equipes, tanto de Futebol quanto de Futsal, estão fazendo parcerias com marcas famosas que as tornam visíveis na mídia brasileira, nas quadras Esportivas e nas TVs que transmitem os jogos.
Exemplos: Campeonato Brasileiro Betano. Betano é o nome de uma forte Casa de Apostas. Estádio Morumbi do São Paulo, passou a ser Morumbiss, divulga a marca de um Chocolate.
Então, diante desses exemplos, acredita-se que o Futsal receberá o Nome Cresol, em 2025, possivelmente será Liga Nacional Futsal/Cresol, salvo alguma outra maneira de adotar “NAMING RIGHTS” – (Nome de Marca).
Gustavo Quinteros no Grêmio: Títulos e estilo do técnico

O nome do treinador argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros, do Vélez Sarsfield, ganhou força nos bastidores do Grêmio. Gustavo Quinteros chegou a ser o plano A do Santos, mas o Peixe não conseguiu acertar com o treinador, que foi campeão argentino pelo Vélez no dia 15 de dezembro.
O Grêmio fechou com Quinteros depois de não conseguir acertar com Pedro Caixinha. Houve otimismo nos bastidores para concretizar a negociação.
Com o nome de Gustavo Quinteros em alta, o Sporting News detalha a carreira do treinador.
Quem é Gustavo Quinteros?
Gustavo Domingo Quinteros nasceu em Cafferata, Santa Fé, na Argentina, em 15 de fevereiro de 1965. Nacionalizado boliviano, ele teve experiências tanto em clubes quanto em seleções nacionais, acumulando títulos.
Quinteros é conhecido por seu estilo disciplinador e habilidade em lidar com jovens talentos.
Primeiros Passos
Quinteros começou sua trajetória de treinador em 2003, no San Lorenzo (ARG), após encerrar sua carreira como jogador, na qual atuou como zagueiro. Porém, seu reconhecimento começou na Bolívia, dirigindo clubes como Blooming, Bolívar e Oriente Petrolero, onde conquistou títulos nacionais, estabelecendo-se como um técnico de alto nível.
Consolidação na América do Sul
O sucesso em clubes bolivianos abriu portas para assumir a seleção da Bolívia entre 2010 e 2012, levando-a a desempenhos competitivos nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mais tarde, entre 2013 e 2014, destacou-se no Emelec, do Equador, onde foi bicampeão da Liga Equatoriana. Em 2015, foi nomeado técnico da seleção equatoriana.
Reconhecimento no Chile
Nos últimos anos, Quinteros teve um papel crucial no Colo-Colo, assumindo o time em 2020, quando enfrentava risco de rebaixamento. Sob sua liderança, não só evitou a queda, como também conquistou títulos importantes: a Supercopa de Chile (2022), a Copa Chile (2021 e 2023) e o Campeonato Chileno (2022).
Retorno à Argentina
Após 16 anos, Quinteros retornou ao futebol argentino para liderar o Vélez Sarsfield, com o desafio de reconstruir a equipe. Apresentado em dezembro de 2023, firmou contrato até o final de 2024.
O trabalho de Quinteros deu frutos. O Vélez se sagrou campeão do Campeonato Argentino 2024, encerrando jejum que durava desde a temporada 2012/2013.
O time ainda foi finalista da Copa Argentina, mas perdeu para Central Córdoba na decisão por 1 a 0.
Com o título da Série A, o Vélez jogou o Trofeo de Campeones no último sábado (21/12), encarando o Estudiantes, campeão da Copa da Liga. O Vélez foi derrotado por 3 a 0, mas Gustavo Quinteros não dirigiu o time por um motivo curioso: ele pediu liberação do jogo para ir ao casamento da filha.
