Curiosidades sobre a Torre Eiffel
Pode ser um ícone de Paris, mas a história da Torre Eiffel está longe de ser simples. Já foi chamada de tudo: de ridícula a sensacional, e foi o lar de apartamentos secretos e acidentes trágicos. Aqui estão alguns fatos surpreendentes sobre a história de um dos pontos turísticos mais famosos do mundo:
- Polêmica.
Os críticos inicialmente descreveram o projeto como “monstruoso”, “inútil”, “ridículo” e uma “odiosa coluna de chapa de metal aparafusada” e uma petição oficial foi lançada para tentar impedir a sua construção. Alguns arquitetos até pensaram que era fisicamente impossível construir uma estrutura de tal altura.
- A torre encolhe no inverno.
O tempo frio faz com que o metal da torre encolha, enquanto o calor o faz expandir. A diferença de altura da Torre Eiffel entre estações pode chegar a 15 centímetros. E sim, o topo da Torre também pode balançar com o vento.
- Apartamento no topo.
O arquiteto Gustave Eiffel tinha seu próprio apartamento no topo da torre para realizar experimentos e receber convidados notáveis. No entanto, não foi projetado para dormir porque não havia cama. Depois de ficar trancado por anos, o escritório foi recriado e agora está aberto ao público.
- Coração de vidro.
Em 2014, a torre emergiu de uma grande reforma para marcar seu 125º aniversário, a característica mais impressionante da qual é uma nova plataforma de vidro no primeiro andar. Agora os visitantes podem andar na ponta dos pés nervosamente enquanto olham para as filas gigantes lá embaixo.
- Originalmente projetada como um portal.
Construída para a Feira Mundial de 1889, a torre era originalmente um portal monumental como o Arco do Triunfo, bem como uma vitrine para a nova arquitetura revolucionária de treliça de ferro. Desde então, ela encontrou um lugar nos corações parisienses – além de se provar útil como uma torre de comunicação – e já durou 111 anos além da data programada para sua desmontagem.
Nós, da Estação Londres, esperamos que esses dias difícies da pandemia COVID19 terminem rapidamente e estamos acompanhando diuturnamente os comunicados oficiais da Ministério do Turismo e da Saúde, da Anvisa, da OMS e das companhias aéreas, a fim de estarmos alinhados com as melhores práticas recomendadas. Nossa equipe está extremamente comprometida em oferecer todo suporte necessário para nossos clientes.
Informe-se pelo telefone (46) 3055 6008 ou siga nossas páginas no Facebook e Instagram: www.facebook.com/EstacaoLondres e @estacao.londres para acompanhar as notícias.